Agentes de trânsito estarão nos principais corredores viários do Recife para garantir a mobilidade e a segurança viária do público
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema de monitoramento de tráfego para viabilizar a realização do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá neste domingo (10). A CTTU disponibilizará efetivo com agentes de trânsito para atuar durante todo o dia na operação.
O esquema de monitoramento visa priorizar os principais corredores viários e tem o objetivo de proporcionar mais fluidez nas proximidades dos locais de prova que concentram o maior número de candidatos. O monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o trânsito com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. A CTTU ressalta, ainda, que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078.
A CTTU aconselha que o público se planeje com antecedência para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).
Já a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, informa que, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação de Pernambuco, irá repetir a medida adotada durante a aplicação do ENEM em anos anteriores e, excepcionalmente, não irá montar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer no próximo domingo, 10 de novembro. O projeto, que é composto por 36,5 km em três rotas, passa por dezenas de locais de aplicação das provas. No dia 15 de novembro, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada por conta do feriado da Proclamação da República, assim como nos domingos seguintes, 17 e 24. O percurso exclusivo de 36,5 km, que passa pelos principais atrativos turísticos da cidade, é montado nos domingos e feriados nacionais. São ofertadas três rotas que convergem no Marco Zero, no Recife Antigo.