Prefeitura do Recife realiza serviço para segunda etapa da recuperação de cabeceira da Ponte Giratória

14.07.21 - 14H08

Intervenção acontece durante este final de semana

A partir das 5h desta quinta-feira (15), a Prefeitura do Recife inicia a segunda etapa do serviço para recuperação da laje de transição da cabeceira sul da Ponte Giratória, que liga os bairros de São José e do Recife. A intervenção, a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), será executada neste final de semana para atender ao sentido Centro - Boa Viagem da ponte. A previsão é de que o serviço seja concluído até a próxima terça-feira (20).

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá auxiliar e orientar os condutores durante os dias de execução do serviço, quando haverá a interdição de sentido na Ponte Giratória. A Emlurb contará com o trabalho de 20 pessoas e o uso de maquinário como retroescavadeiras, caminhões caçamba, rolo compactador e caminhões basculantes para recuperar 253 m² de laje. O custo total do serviço é de R$ 135 mil.

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para a segunda etapa da obra da Emlurb na Ponte Giratória, área central da cidade. Dessa vez, o trecho interditado será o que segue em direção à Zona Sul. Os condutores que estão no bairro do Recife em direção a Pina, deverão utilizar a Ponte Maurício de Nassau como rota alternativa e seguir pelas ruas Primeiro de Março, do Imperador, Avenida Martins de Barros e Cais Santa Rita. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante toda a intervenção.

Recuperação de Pontes – A Prefeitura do Recife vem trabalhando na recuperação de pontes, pontilhões e passarelas da cidade, com o objetivo de garantir a segurança de quem faz uso desses equipamentos, muitos deles já conhecidos cartões postais da capital do Estado. Já foi entregue a recuperação estrutural das pontes da Torre, do Derby, e a requalificação da Ponte Motocolombó, importante eixo de ligação entre a Zona Sul e o Centro, conectando os bairros da Imbiribeira e de Afogados. O investimento nessas três pontes foi de mais de R$ 15 milhões.

Outras intervenções - Em 2015, a Emlurb investiu, com recursos próprios, cerca de R$ 1,5 milhão na recuperação e reconstrução da ponte do Rio Tejipió. Em 2018, o órgão concluiu a recuperação estrutural da ponte na Rua José C. Cosme, em Dois Unidos, intervenção que contou com a demolição da antiga estrutura e construção de uma nova em concreto. O serviço teve um custo de R$ 800 mil. A nova ponte, com 16 metros de extensão, cruza o Rio Morno, no ponto localizado na Rua José C. Cosme. A estrutura foi projetada para a passagem de veículos nos dois sentidos, além de passeio para pedestres com guarda-corpo. Em função dos desgastes naturais dos materiais que compunham a antiga estrutura da ponte foi necessária a intervenção, resgatando suas características iniciais.

Além dessas intervenções, a Emlurb concluiu o pontilhão da Avenida Pinheiros, na Imbiribeira, complementando a requalificação da via. O novo pontilhão, com 15 metros de extensão, foi construído em concreto, com sua base em quatro bueiros celular, duas faixas de rolamento para a passagem de veículos e passeios nas duas extremidades. O valor investido na nova estrutura foi de R$ 740 mil.

Todos os anos, a Emlurb também realiza a manutenção externa das pontes. Os serviços abrangem a pintura das estruturas, pequenos consertos nos elementos mais visíveis como guarda-corpo, vigas de bordo, iluminação e passeios, por exemplo. Estas ações também funcionam como uma forma de eliminar as pichações existentes nas estruturas.