Jornalistas participam de treinamento online em Segurança Viária

21.07.20 - 17H39
Jornalistas participam de treinamento online em Segurança Viária

Treinamento foi projetado pela Vital Strategies, organização de saúde pública global com sede em Nova York, parceira da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global, e pela Prefeitura do Recife

Fomentar reflexões sobre cobertura de trânsito num contexto global e local. Esse foi o objetivo do webinar "Jornalismo de Segurança Viária 2020”, que reuniu jornalistas dos principais veículos de comunicação do Recife para discutir sobre boas práticas na cobertura de segurança viária, nesta terça-feira (21). O evento foi oferecido pela Vital Strategies, organização parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, e pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete de Imprensa e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Desde 25 de junho, a capital pernambucana recebe apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e seus parceiros para prevenir acidentes de trânsito, principalmente aqueles com mortes e lesões. Esta foi a primeira atividade que reuniu, mesmo que ainda no formato online, a imprensa pernambucana para discutir o tema.

O programa teve como objetivo auxiliar os jornalistas a explorarem formas mais estimulantes e impactantes de cobrir segurança na mobilidade. Durante o webinar, os participantes foram convidados a compartilhar experiências pessoais, responder enquetes e realizar atividades para desenvolver ideias de matérias ou reportagens com foco na sua cidade. Foram abordados temas como Trânsito e Saúde Pública, a evolução do trânsito no Recife, fatores de risco com foco em velocidade, entre outros. Os inscritos receberão um certificado, além de ferramentas para buscar fontes de dados em mãos.

Participaram como palestrantes o Assessor em Segurança Viária da Organização Pan-americana e também da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Victor Pavarino, a coordenadora de comunicação da BRIGS para Colômbia, Liliana Ávila, os coordenadores de comunicação e executivo da Iniciativa Bloomberg, Omar Jacob e Dante Rosado, respectivamente, além da presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Iara Lima, Diretora Executiva do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, também marcou presença.

De acordo com Dante Rosado, não apenas o poder público precisa discutir soluções para essas questões, mas a sociedade também pode e deve participar de debates. “A importância de falar sobre segurança viária reside no fato de que o trânsito é a 8° principal causa de morte aqui no país. Falar sobre isso é fazer com que a população entenda a dimensão desse problema e, a partir daí, demandar soluções para ele.”, afirma o coordenador executivo. Ele cita como exemplo o respeito às regras de trânsito e utilização de transportes sustentáveis como colaboração civil para reverter essas problemáticas.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, comemorou o sucesso do webinar. “Hoje foi um dia bastante importante, conhecer experiências de outras cidades e ouvir diferentes opiniões mostra a importância da segurança viária para nossa cidade”, comentou.

INICIATIVA BLOOMBERG – Desde junho de 2020, a PCR tem contado com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O Recife tem recebido consultoria de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação. Os parceiros vão oferecer apoio técnico e também financeiro à cidade para implementação de estratégias comprovadamente eficazes para prevenção de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as melhores práticas internacionais na área. Entre eles estão a OMS, National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative, Johns Hopkins International Injury Research Unit, World Bank’s Global Road Safety Facility, Vital Strategies e International Association of Chiefs of Police.