Líderes de fiscalização e segurança no trânsito dividem experiências no Recife

26.09.22 - 11H09
Líderes de fiscalização e segurança no trânsito dividem experiências no Recife

1º Fórum Internacional de Segurança Viária reuniu mais de 200 técnicos e gestores de órgãos de segurança viária como CTTU, Samu, Detran, Polícia Militar e BPRV. O evento foi promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).

Com o objetivo de promover políticas para reduzir as mortes e lesões no trânsito, a Prefeitura do Recife, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), promoveu, nesta sexta-feira (23), o 1º Fórum Internacional de Segurança Viária. O evento reuniu técnicos e gestões de órgãos de trânsito e emergenciais, além de lideranças internacionais e de referência em fiscalização de trânsito. A programação encerrou a 2ª Semana de Mobilidade do Recife.

Na ocasião, estiveram representados órgãos de trânsito, segurança e serviços de emergência de Pernambuco. Além da CTTU, órgãos como Samu, DETRAN (PE e AL), PMPE, PRF e CETRAN, assim como órgãos municipais de cidades como Camaragibe e Olinda, na Região Metropolitana do Recife também marcaram presença para debater e compartilhar experiências das suas realidades e desafios na promoção de segurança viária. “Serviços como o dos agentes de trânsito, policiais ou dos socorristas do Samu demandam urgência no dia a dia e é fundamental que os órgãos estejam alinhados nos seus objetivos e estratégias para entregar respostas eficientes à população. Por isso, esse encontro se faz necessário, pois são órgãos que precisam trabalhar de forma integrada e dividir experiências para que todos possam se aperfeiçoar juntos”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

“Em nome da IACP estamos incrivelmente honrados e orgulhosos de estar aqui hoje. Não há melhor oportunidade para estar aqui hoje e apoiar a cidade nos esforços para ajudar a melhorar a segurança viária e salvar vidas. Ontem tivemos a oportunidade de ir à CTTU e estamos muitos impressionados de ver o quanto a cidade está indo bem no sentido de usar práticas orientadas por dados e nós esperamos continuar construindo e desenvolvendo parcerias nessa área”, disse Madeline Kramer, gerente de programas na equipe de Policiamento Global da IACP.

A programação rendeu, também, uma homenagem. O coordenador de trânsito Severino do Nascimento, que atua com segurança viária há mais de 30 anos, foi homenageado pelas autoridades de trânsito, por meio da CTTU, e de segurança pública, por meio da Polícia Militar. O servidor, junto à sua equipe e em parceria com a PMPE, tem coordenado operações contra as práticas de rachas, alcoolemia e excesso de velocidade nas noites do Recife, especialmente na Zona Sul. “Nada seria possível sem uma equipe dedicada e íntegra, com vontade de servir aos cidadãos. Esse é um trabalho que me orgulho porque salva vidas no trânsito e é fruto da parceria com profissionais e órgãos empenhados no melhor para o Recife”, disse.

A fiscalização de trânsito é um dos pilares da gestão de mobilidade do Recife, composta, também, pelos setores de infraestrutura viária, gestão de dados e comunicação. Em um formato de abordagem sistêmica, as equipes atuam de forma coordenada a somar os esforços e garantir segurança viária à população. No Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) tem alcançado números exitosos na diminuição das mortes no trânsito, com uma redução de 37% entre 2017 e 2021. Esses resultados são frutos das políticas públicas de segurança viária implementadas nos últimos anos. O eixo de fiscalização de trânsito se modernizou com fiscalização eletrônica e por videomonitoramento e, ainda, com aperfeiçoamento do efetivo por meio de treinamentos continuados oferecidos por organizações de referência como a Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU