Liga da CTTU realiza atividades educativas nesta sexta-feira (5)

09.05.23 - 14H02
Liga da CTTU realiza atividades educativas nesta sexta-feira (5)

Fotos: Hélia Scheppa/PCR

Ao todo, mais de 800 pessoas foram contempladas em locais como escolas e nas ruas do Recife. Ações fazem parte da programação do Maio Amarelo

As atividades do Maio Amarelo estão a todo vapor no Recife. A Prefeitura da Cidade se uniu à campanha global para conscientização sobre segurança viária e, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou várias ações nesta sexta-feira (5), com foco nas atividades educativas. Ao todo, mais de 800 pessoas foram contempladas - entre pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, além de estudantes de escolas municipais.

Duas escolas na Rua Silva Jardim, no Jordão, foram contempladas com ações dos artistas educadores da Liga da CTTU, a Escola Estadual Pastor José Munguba Sobrinho e a Escola Municipal do Jordão. A via receberá um projeto inovador da CTTU em parceria com a Emlurb, que foi o único projeto brasileiro contemplado com o Programa Street For Kids, da GDCI, referência global em mobilidade urbana e redesenhos de vias. "A Rua Silva Jardim tem sido uma experiência interessante da política de segurança viária porque estamos tratando, aqui, os diversos eixos - desde a gestão de dados, com contagem de pessoas e veículos, até a infraestrutura viária e, claro, a educação para o trânsito chegando nas unidades de ensino para que as crianças, que são, em maioria, pedestres, possam se empoderar do espaço urbano e utilizar a rua não somente como espaço de deslocamento, mas também de lazer, de cultura e de socialização", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

As ações educativas na escola contemplaram mais de 500 crianças dos anos iniciais. Artistas educadores com os personagens dos heróis da Liga da CTTU realizaram uma gincana com perguntas e respostas com um tabuleiro humano, atividades lúdicas que chamam a atenção das crianças e fazem com que elas aprendam brincando.

Nas ruas do Recife, diversos locais também receberam ações educativas da Liga da CTTU, como a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Praça Miguel de Cervantes, ambos na área central. A ação foi "A Liga Mandou Dizer", inspirada na brincadeira "Seu Rei Mandou Dizer". Os artistas davam os comandos baseados nas leis de trânsito como, por exemplo, "A Liga mandou dizer que o motorista deve parar na faixa de pedestres" ou, ainda, "A Liga mandou dizer que o pedestre deve utilizar a faixa na travessia".

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO MAIO AMARELO - As ações de educação para o trânsito têm o objetivo de mudar o comportamento dos cidadãos e trazer mais respeito no espaço viário. Dessa forma, temáticas como o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, o respeito aos meios de transportes ativos e, ainda, os diversos fatores de riscos de sinistros de trânsito serão trabalhadas durante a programação do Maio Amarelo no Recife. As ações envolvem eventos em escolas, atividades lúdicas nas ruas, eventos com ciclistas e motociclistas entregadores, blitz educativa, entre outras.