Liga da CTTU visita crianças em abrigo provisório na Iputinga

02.06.22 - 12H34
Liga da CTTU visita crianças em abrigo provisório na Iputinga

Foto: Cortesia.

Cerca de cem crianças passaram a tarde desta quarta-feira (1) com recreação e atividades educativas sobre o trânsito.

Com o objetivo de prestar solidariedade às crianças do abrigo da Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga, artistas educadores da Liga da CTTU passaram a tarde desta quarta-feira (1) com cerca de cem crianças do local. A programação incluiu teatro e jogos educativos com informações sobre as leis de trânsito. A ação reforça as programações de recreação que a Prefeitura está realizando nos 17 abrigos mantidos pela gestão municipal para colher as vítimas das chuvas, onde há 1,3 mil munícipes abrigados.

Maria do Carmo (30), moradora da Iputinga, chegou no abrigo ainda no sábado porque a água alagou toda a casa onde mora. Dois dos seus quatro filhos também estão abrigados no local, como Ester Vitória Soares, de 7 anos, que brincou com a Liga da CTTU. "Eu brinquei, fiz palhaçada, lanchei, fiz desenho e ganhei um monte de brinquedos", disse a menina.

Entre 8h e 11h e entre 14h e 17h, profissionais da Secretaria de Educação do Recife também estão presentes em abrigos para levar atividades de recreação, ludicidade e muita contação de histórias para os pequenos. A ação visa promover um ambiente amigável para as crianças dentro de um cenário adverso onde os pequenos possam se sentir seguros e tenham a possibilidade de envolver-se no brincar, atividade considerada essencial ao pleno desenvolvimento da infância, mesmo diante das fortes chuvas que assolaram o Recife nos últimos dias. Os locais escolhidos são algumas das unidades que reúnem o maior público de crianças acolhidas juntamente com suas famílias. Confira os locais das atividades.

1. E.M. Célia Arraes (Várzea)

2. E.M. Diná de Oliveira (Iputinga)

3. E.M. Casarão do Barbalho (Iputinga)

4. E.M. de Água Fria (Campina do Barreto)

5. E.M.T.I Paulo VI (Linha do Tiro)

6. E.M. Isaac Pereira da Silva (Areias)

7. E.M. André de Melo (Estância)

8. Creche Escola - Recife Governador Miguel Arraes (Areias)

9. E.M. 27 de Novembro (UR-5/Cohab)

10. EREM Silva Jardim (Monteiro)

11. EREM Martins Júnior (Torre)

APOIO NOS RESGATES - Além das ações educativas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) mantém, desde o sábado (28) um efetivo com agentes e orientadores de trânsito para auxiliar as equipes de socorro e resgate nas áreas de deslizamento. "A nossa tarefa é, principalmente, manter o caminho livre pra os veículos de emergência passarem. Então se chega uma ambulância de SAMU ou Bombeiros, por exemplo, a gente precisa que o espaço esteja livre, por isso o efetivo está nesses locais para garantir a mobilidade e o acesso desses serviços", destacou o gerente geral de operação e fiscalização, Nilton Prazeres.