Maio Amarelo: Prefeitura do Recife convoca cidadãos para mudança de comportamento no trânsito

02.05.23 - 14H59
Hélia Scheppa/PCR

Foto: Hélia Scheppa/PCR

Para combater mortes e lesões graves nas vias, capital pernambucana vai potencializar as ações de fiscalização e de educação para o trânsito, bem como lançamento de novas áreas de urbanismo tático e outras iniciativas. Principal foco será no excesso de velocidade

Sinistros de trânsito são a 7ª causa de mortes no mundo. Ciente disso, a Prefeitura do Recife se junta à campanha global do Maio Amarelo para fomentar políticas de segurança viária. Práticas como o excesso de velocidade, a direção sob efeito de álcool, uso do celular ao volante e não uso do capacete ou cinto de segurança são, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais fatores de risco para causa ou agravamento das ocorrências. Por isso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) intensificará as políticas de fiscalização e de educação para o trânsito durante o mês de maio, focando na mudança de comportamento dos condutores. A primeira operação foi uma blitz de fiscalização na Avenida Governador Agamenon Magalhães, nesta terça-feira (2).

As estratégias de fiscalização e de mensagens de comunicação educativas estarão integradas e intensificadas durante o mês de maio. A programação inclui uma campanha de mídia de massa que abordará o tema do excesso de velocidade. A peça será exibida em TV e terá o conteúdo adaptado para as redes sociais e mídias impressas. Em paralelo, as equipes de fiscalização vão realizar 60 blitze durante todo o mês em diversos locais da cidade. As abordagens, além da fiscalização do estado do veículo, vão sensibilizar os condutores sobre os fatores de riscos, especialmente o excesso de velocidade. “A campanha de mídia de massa e as operações de fiscalização nas ruas abordará uma questão que o Recife precisa enfrentar – o excesso de velocidade. Precisamos compreender que esse fator é determinante nas fatalidades e destrói vidas. É uma escolha do condutor acelerar ou não. Por isso, convocamos a população para, juntos, promover uma mudança de comportamento”, disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que mais de 50% dos sinistros de trânsito do mundo são causados ou agravados por excesso de velocidade. Por isso, a CTTU, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) e com a Johns Hopkins University (EUA), realiza, anualmente, uma pesquisa sobre o comportamento dos condutores em relação à velocidade regulamentada da via. Entre 2020 e 2021, observou-se um índice maior de respeito a cada rodada de pesquisa. Entretanto, entre 2021 e 2022, percebeu-se que 35% dos motociclistas excedem a velocidade nas vias do Recife e 22% dos carros também, revelando um aumento de 12% e 22% no desrespeito ao excesso de velocidade, respectivamente. A informação foi publicada no Relatório de Segurança Viária publicado na segunda-feira (3).

Apesar de ainda ser a infração mais cometida no Recife, os equipamentos de fiscalização eletrônica são eficientes em coibir o excesso de velocidade. Apenas 0,2% dos condutores excedem a velocidade regulamentada na via onde há fiscalização eletrônica. A pesquisa da Johns Hopkins University, entretanto, destaca que o índice de desrespeito aumenta onde não há esse tipo de fiscalização. “É necessário que o condutor compreenda que a fiscalização está nas ruas da cidade, mas que, quando não estiver, ele precisa prezar pela sua vida e pela vida das outras pessoas. Por isso, investir em campanhas com mensagens educativas aliadas à fiscalização de trânsito é uma metodologia essencial para mudança de comportamento”, destaca o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, Gustavo Sales.

Na sexta-feira (5), haverá ação da Liga da CTTU e o lançamento de uma nova área de Urbanismo Tático no Segundo Jardim, na Avenida Boa Viagem, o objetivo será conscientizar os condutores sobre a necessidade de respeitar o espaço dos pedestres e a velocidade máxima regulamentada na via. Na segunda-feira (15), haverá uma megablitz educativa com parceiros, como o Samu, para informar os condutores sobre os riscos de comportamentos inseguros no trânsito. Entre os dias 16 e 19 haverá o treinamento prático Piloto Seguro com motociclistas do Rappi e em parceria com a Honda. Na ocasião, instrutores batedores da CTTU vão dar informações sobre direção defensiva. Além das ações de educação e de fiscalização, haverá novas entregas da engenharia de trânsito, com ciclofaixas e áreas de urbanismo tático, e ações educativas voltadas para crianças, pedestres e ciclistas.

ESTATÍSTICAS - Anualmente, o mundo realiza a campanha do Maio Amarelo para conscientizar sobre a necessidade de mais segurança viária, especialmente nos países subdesenvolvidos. Ao todo, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito, de acordo com a OMS, e essa já é a 8ª principal causa de morte em todo o planeta e a principal causa de óbito entre pessoas de 5 a 29 anos.

Países de baixa e média renda, como o Brasil, concentram 93% das mortes no trânsito do mundo. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e China. De acordo com o DataSUS, 40 mil pessoas morrem anualmente em mortes de trânsito no país, o que dá uma média de 109 pessoas diariamente.

Além das mortes, as lesões graves também são uma problemática enfrentada como consequência dos sinistros de trânsito. O Conselho Federal de Medicina estima 160 mil feridos graves anualmente em todo o país. No Recife, a cidade vem alcançando reduções de sinistros de trânsito históricas. Entre 2017 e 2021, a redução de mortos no trânsito foi de 43,5%, registrando 87 mortes em 2021. Quanto aos feridos, a redução nesse mesmo período foi de 8%, com um registro de 1.596 sinistros de trânsito com vítimas. Enquanto o Brasil tem 19,7 mortos em sinistros de trânsito a cada 100 mil habitantes, a cidade do Recife tem a taxa de 5,3.

DATA

AÇÃO

LOCAL

INSCRIÇÃO

Todo o mês

Blitze de fiscalização

--

--

05/05

Ação educativa com a Liga da CTTU e entrega de urbanismo tático

2º Jardim – Av. Boa Viagem

--

07/05

Circuito Criançada na Rua no Viva Guararapes

Av. Guararapes

--

15/05

Blitz educativa

Av. Agamenon Magalhães

--

16 a 19/05

Treinamento Piloto Seguro

Centro de educação da Honda - Areias

--

19/05

Evento – Bora de Bike, Recife?

Compaz Miguel Arraes

--

21/05

Passeio Ciclístico

Saída da Uninassau, nas Graças

--

23/05

Evento – Caminhos Sustentáveis

Museu do Artesanato

https://tinyurl.com/356w5nb9

25/05

Workshop – Street For Kids

Museu do Artesanato

--

26/05

Implantação de Urbanismo Tático no bairro do Arruda

Rua Zeferino Agra

--

Categoria de Artigo