Manual de desenho de ruas do Recife é apresentado em Congresso Nacional de Transportes

10.11.23 - 16H21

Documento é um produto do Plano de Mobilidade do Recife e traz  o conceito de que as ruas devem ser ocupadas cumprindo funções econômica, social, ambiental e cultural

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), apresentou, nesta quinta-feira (9), o artigo “Manual de Desenho de Ruas como ferramenta para transformação urbana na cidade do Recife”. A exposição aconteceu no 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet) na cidade de Santos (SP). O manual foi produzido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIGRS), por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI).

O manual é fruto de ampla discussão com várias esferas para fazer das ruas da cidade espaços mais seguros, sustentáveis e agradáveis. A publicação traz o conceito de que as ruas devem ser ocupadas cumprindo uma função econômica, para dar espaço ao comércio e ao trabalho; social, promovendo igualdade na distribuição do espaço e acesso a todas as pessoas; a função ambiental, com espaços mais arborizados e menos emissão de gases poluentes, além da função cultural, com encontros e espaços para manifestações artísticas.

A arquiteta e urbanista, gerente de planejamento da CTTU, Mirella Falcão, conta como foi a experiência de levar as ações do Recife e dividir os conhecimentos com outras cidades. "Estar em um congresso como o Anpet, com o nível de trabalhos que são apresentados, foi muito importante para mostrar o que Recife vem fazendo. Todo o processo para realizar o manual, o diálogo com a sociedade civil e com o poder público, vários órgãos, muitas pessoas trabalhando juntas foi essencial e de grande valia. Mostrar o que vem sendo realizado no Recife aplicando as estratégias apresentadas no manual foi importante para fortalecer o documento e publicar esse processo é uma forma de contribuímos para que mais cidades possam se transformar e salvar vidas no trânsito”, conta a gestora.

LINHA DO TEMPO - A publicação do Manual de Desenho Urbano do Recife foi mais uma etapa para implantação do Plano de Mobilidade na Cidade. O processo teve início em 2015, com escuta da sociedade, pesquisas e diagnósticos. Em 2021, a Prefeitura do Recife firmou uma parceria com a GDCI, referência global em mobilidade urbana e desenho de cidades. No mesmo ano, houve a publicação da Lei Municipal nº 18.887/2021, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal do Recife. Em 2023, o poder público realizou consultas internas e externas para o lançamento do Manual de Desenho Urbano, que vai estabelecer diretrizes para divisão do espaço público nas vias municipais do Recife.