Manual de Desenho de Ruas do Recife é destaque de Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana em São Paulo

14.06.24 - 14H28

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Documento, que já está sendo aplicado desde 2023, recebeu menção honrosa na categoria "Iniciativas em favor da Segurança Viária”

O Manual de Desenho de Ruas do Recife recebeu menção honrosa na segunda edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. O encontro aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu projetos de segurança viária de todo o país. A premiação ocorreu nesta quinta-feira (13) e representantes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) apresentaram o projeto, que foi premiado na categoria "Iniciativas em favor da Segurança Viária".

O documento, produzido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, através da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), tem sido aplicado na capital pernambucana e traz diretrizes para implantação de projetos de segurança viária nas diversas tipologias de ruas encontradas na cidade - como morros, vias estreitas, largas, exclusiva para pedestres, com passagem de transporte público etc. "O Manual tem o objetivo de fazer cumprir as funções das ruas na nossa cidade - cultural, econômica, social e ambiental. Para isso, é essencial que as vias sejam desenhadas para acolher as pessoas, as ruas precisam ser atrativas e isso não se faz sem segurança. Trata-se de uma política que, além de salvar vidas, promove uma vivência diferenciada do espaço público", explica Antônio Henrique.

LINHA DO TEMPO - A publicação do Manual de Desenho de Ruas do Recife é mais uma etapa do Plano de Mobilidade da Cidade, instituído pela Lei Municipal nº 18.887/2021, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal do Recife. Em 2023, o poder público realizou consultas internas e externas para o lançamento do Manual de Desenho de Ruas, que estabelece diretrizes para divisão do espaço público nas vias municipais do Recife e é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 37.106/2023.