“A melhor blitz de todas” chega ao Recife para parabenizar condutores que respeitam as leis de trânsito

22.11.22 - 15H59

Agentes de trânsito vão abordar motoristas e motociclistas para informar sobre a necessidade de respeitar o limite de velocidade. A ação é integrada com uma campanha de mídia de massa para fomentar as boas práticas no trânsito.

O excesso de velocidade é o principal fator de risco para causar ou agravar os sinistros de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, a Prefeitura do Recife tem investido em ações para fomentar o respeito aos limites de velocidade estabelecidos nas vias. Nesta quarta-feira (23), agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizarão A Melhor Blitz de Todas, uma operação que vai fomentar o respeito à velocidade, além de orientar sobre esse fator de risco. Além disso, será iniciada uma campanha de mídia de massa mostrando a reação dos condutores com a abordagem de agentes de trânsito parabenizando por utilizar a velocidade correta.

As operações serão realizadas no Cais José Estelita e na Avenida Governador Agamenon Magalhães. Equipes da CTTU vão abordar os condutores e informar que os casos mais graves de sinistros de trânsito têm excesso de velocidade envolvido. Os agentes de trânsito vão utilizar material educativo para fomentar o respeito no trânsito. “Essa é uma ação que integra educação e fiscalização de trânsito para sensibilizar os condutores sobre a necessidade de transitar com segurança. O excesso de velocidade é a principal causa de mortes no trânsito do mundo e precisamos reduzir essas ocorrências no Recife. É essencial que os condutores respeitem para evitar mortes e lesões e chegar bem aos seus destinos”, explica André Luís Pereira, gerente de operações da CTTU.

As notificações de trânsito revelam que o recifense está aumentando o índice de respeito aos limites de velocidade estabelecidos na via no que diz respeito às infrações mais graves. Ainda assim, o excesso de velocidade em até 20% preocupa. Entre 2020 e 2021, o número de notificações por excesso de velocidade até 20% do limite aumentou em 13%, quando observamos as notificações por veículos que excederam entre 20 e 50% a velocidade, o número caiu em 4,8% e entre os que excederam acima de 50%, o número caiu em 12,8%.

A política de segurança viária do Recife é feita com a metodologia de abordagem sistêmica, na qual quatro pilares funcionam como uma engrenagem, integrados um ao outro: a gestão de dados, fiscalização, infraestrutura viária e educação. As ações realizadas nos últimos anos fizeram o Recife diminuir em 19% o índice de mortos no trânsito entre 2020 e 2021, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária do Recife – 2021. Além de ações de fiscalização e de educação para o trânsito, a CTTU também realiza intervenções viárias para induzir a redução de velocidade – ações como o estreitamento das faixas de rolamento, implantação de travessias elevadas, sinalizações de urbanismo tático em zigue-zague são algumas das soluções de engenharia viária para implementar áreas de trânsito calmo, especialmente onde há grande fluxo de pedestres.