Na programação do Maio Amarelo, CTTU participa de webinário sobre boas práticas de segurança viária

13.05.21 - 13H48

Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) e contou com a participação de mais de 70 ouvintes

Segurança no trânsito para motociclistas, fatores de risco e avanços tecnológicos no gerenciamento da mobilidade urbana foram temas do webinar realizado nesta quinta-feira (13), pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e pelo Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat). O encontro aconteceu de forma online, para preservar o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.

Na ocasião, estiveram representados os seguintes órgãos: CTTU, com o gerente de tecnologias do trânsito, Dalmário Neto, que ministrou a palestra "Videomonitoramento nas Vias do Recife". O Detran - PE, a Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco e o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado (Sincor-PE). Além disso, a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária também marcou presença com a Coordenadora de Dados no Recife, Amanda da Conceição, que reforçou os principais fatores de risco no trânsito e apontou os avanços apresentados pela cidade na segurança viária, como o maior suporte de dados e novas implantações de urbanismo tático.

A participação da CTTU teve como destaque os resultados alcançados com o uso das câmeras de monitoramento no trânsito do Recife. De acordo com o gerente Dalmário Neto, 118 equipamentos de fiscalização auxiliam no acompanhamento de sinistros, alagamentos, condições da via, irregularidades nos espaços destinados aos pedestres e fluidez do tráfego. "Esse encontro teve como finalidade conscientizar todos sobre o papel de cada um na segurança viária, e foram abordados temas como videomonitoramento, uso do álcool e as responsabilidades do pedestre. Foi importante debater esses temas, pois envolve toda a sociedade, e o dia a dia de cada um depende da mobilidade e da sua segurança. Apresentamos vídeos sobre a temática abordada, analisamos casos de sucesso e resultados obtidos na redução de acidentes e do ordenamento do trânsito. Tudo em prol da segurança viária e do pedestre", destacou Dalmário.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.