Na Semana da Mobilidade, Prefeitura do Recife leva às ruas mensagem sobre respeito ao limite de velocidade

19.09.22 - 13H32

Ao longo da semana haverá, ainda, entrega de ciclofaixas e áreas de trânsito calmo

Para fomentar práticas que aumentem a segurança viária, a Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (19) a 2ª Semana de Mobilidade, com programações nas áreas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito. Em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia uma campanha de mídia de massa abordando os perigos da velocidade além do limite permitido nas vias. Além disso, na terça-feira (20), será realizada uma Mega Operação do Programa Piloto Seguro em parceria com vários órgãos de trânsito. A semana terá, ainda, entregas de ciclofaixa e áreas de trânsito calmo, além do Primeiro Fórum de Fiscalização do Recife.

A campanha de mídia de massa será veiculada a partir desta segunda-feira (19) em mídias como a internet (sites e redes sociais), televisão e rádio para abordar o desrespeito à velocidade regulamentada com motociclistas e motoristas. No roteiro, os dois personagens sofrem uma colisão em um cruzamento do Recife. O sinistro de trânsito termina sendo agravado pelo excesso de apenas 5 km/h de cada um. “O objetivo é mostrar aos condutores que o respeito à velocidade regulamentada na via é essencial e que exceder em apenas 5 km já pode agravar os sinistros de trânsito levando, inclusive, à morte”, explica Tainá Costa, gerente de comunicação da Vital Strategies, organização parceira da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

As equipes de fiscalização de trânsito realizarão, ainda, uma Mega Operação Piloto Seguro com uma blitz educativa na Avenida Engenheiro José Estelita na manhã da terça-feira (20). Além da CTTU, equipes do SAMU, Operação Lei Seca, DETRAN, DER e BPTRAN estarão no local abordando motociclistas com informações sobre os fatores de riscos de sinistros de trânsito. “O excesso de velocidade, a direção sob efeito de álcool e uso incorreto do capacete são os principais fatores de risco que agravam os sinistros de trânsito com motociclistas. Por isso, os nossos agentes de trânsito estão realizando blitze educativas levando informações para conscientizar esses condutores”, explica o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Nilton Prazeres.

Entre 2019 e 2021, as notificações por excesso de velocidade aumentaram em 11%. "Analisando os dados das nossas notificações, estamos focando a temática da velocidade nas nossas campanhas e, ainda, fazendo blitze com formatos educativos que levam, acima de tudo, informação aos nossos cidadãos para conscientizar sobre a necessidade de se adequar à velocidade regulamentada na via", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
A CTTU tem intensificado a fiscalização com o objetivo de evitar práticas como rachas, excesso de velocidade, uso incorreto do capacete e desgaste de itens de segurança. Desde março de 2022, mais de 6 mil abordagens já foram feitas. Os locais são escolhidos a partir do índice de sinistros de trânsito na área ou, ainda, com as denúncias dos cidadãos pelo teleatendimento no número 0800.081.1078 ou via twitter (@CTTU_Recife). Os agentes de trânsito têm sido treinados continuamente em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global para realizar blitz com abordagens cada vez mais focadas nas evidências científicas que demonstram a mudança de comportamento dos cidadãos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa sinistros de trânsito, responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. A OMS avalia que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista aumenta a insegurança. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisa que, em caso de um atropelamento a 80 km/h, os danos causados ao corpo humano seriam equivalentes a despencar do 9° andar de um prédio, praticamente anulando as chances de a vítima escapar com vida. Já se o veículo estiver a 50km/h, as chances de sobrevivência seriam maiores, similares a uma queda do 4° andar, diminuindo a gravidade e a letalidade do impacto.

SEMANA DE MOBILIDADE DO RECIFE – Realizada pela segunda vez no Recife, a Semana de Mobilidade é realizada durante a Semana Nacional do Trânsito, que dedica a data à discussão sobre segurança viária nos eixos de fiscalização, infraestrutura urbana, gestão de dados e comunicação. A equipe de educação para o trânsito vai atuar a partir da quarta-feira (21) nas escolas particulares e municipais com artistas educadores da Liga da CTTU levando informações sobre o trânsito com atividades lúdicas. Já as equipes de infraestrutura urbana entregarão novas áreas de urbanismo tático no Pina e em Casa Amarela. Na quinta-feira (22) os ciclistas receberão uma nova ciclofaixa no bairro de Campo Grande e, na sexta-feira (23) será realizado o Fórum Internacional de Fiscalização de Trânsito. Toda a programação foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.