Nova área de trânsito calmo na Encruzilhada leva mais segurança viária

29.12.22 - 12H20
Nova área de trânsito calmo na Encruzilhada leva mais segurança viária
Alterações na Rua Amaro Coutinho, que recebeu nova sinalização para induzir os condutores à redução de velocidade e, ainda, novas travessias com mais segurança para os pedestres. Entre 2018 e 2022, foram registrados cinco sinistros de trânsito com vítimas


Para melhorar a fluidez do trânsito e investir na segurança viária das pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano, entregou, nesta quinta-feira (29), mais um projeto de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, dessa vez na Rua Amaro Coutinho, na Encruzilhada. O local foi escolhido devido ao registro de sinistros de trânsito com vítimas. Entre 2018 e 2022, aconteceram cinco ocorrências. O projeto foi debatido junto à população, que sugeriu adequações ao longo de três reuniões ocorridas entre agosto e setembro. Ao todo, cinco alterações foram feitas no projeto, que foi construído com os cidadãos. Com essa nova intervenção, já são mais de 40 projetos como esse na cidade.

No cruzamento entre as ruas Professor Otávio de Freitas e Amaro Coutinho foi criada uma ampliação de calçada e uma mini rotatória foi implantada para evitar os conflitos dos veículos e ordenar o trânsito. No cruzamento entre a rua Doutor Ernesto de Lucena com a Rua Amaro Coutinho também foi criada uma área de urbanismo tático com o intuito de proteção do ciclista. No local, existe a ciclofaixa Marquês de Abrantes e, nessa interseção, houve ampliação das calçadas com uso de urbanismo tático.

Outro cruzamento contemplado foi entre a Rua Amaro Coutinho e a Avenida Santos Dumont, para ordenamento do trânsito. Também foi criado um refúgio no cruzamento entre a rua Amaro Coutinho e Avenida Norte, em virtude de conflitos de movimento.

"Entregamos uma nova intervenção com o tratamento dos cruzamentos para reduzir os sinistros de trânsito. O projeto traz uma sinalização colorida, que é para chamar atenção do condutor que aquela área, agora, é de pedestres e, por isso, deve ser respeitado. Ao todo, já são mais de 40 projetos como esse no Recife e isso tem levado a uma redução contínua das mortes no trânsito", explica o gerente de projetos cicloviários, Antônio Henrique Cavalcanti.

 

--

 

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU