PCR entrega nova ciclofaixa e área de trânsito calmo, ambas na Zona Norte

22.09.22 - 11H51
PCR entrega nova ciclofaixa e área de trânsito calmo, ambas na Zona Norte

Em Campo Grande, rota ciclável tem 1 km de extensão. Já no entorno do Mercado de Casa Amarela, urbanismo tático vai garantir maior segurança aos pedestres

Para fomentar a mobilidade ativa e investir na segurança viária das pessoas, a Prefeitura do Recife entrega, nesta quinta-feira (22), uma nova rota cicloviária no bairro de Campo Grande, na Zona Norte, a Ciclofaixa Francisco Trindade. Além disso, o entorno de Casa Amarela passou por ordenamento de trânsito com novas sinalizações que garantem uma área de trânsito calmo e mais segurança viária para os pedestres. Essas ações marcam o Dia Mundial Sem Carro e fazem parte da 2ª Semana de Mobilidade do Recife. A gestão de mobilidade urbana lança, ainda, o Relatório de Segurança Viária – Mobilidade Ativa 2021, que indica uma redução de 21% nas mortes no trânsito que envolveram pedestres e ciclistas. As atividades foram desenvolvidas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária (BIRGS).

A Ciclofaixa Francisco Trindade tem 1 km de extensão e contempla as ruas Francisco Trindade e Hermínio Gomes, em Campo Grande. Com ela, o Recife atinge a marca de 170 km de rotas cicloviárias. A rota será importante por ser paralela à Estrada de Belém, umas das principais avenidas da área. A principal conexão será com a Ciclofaixa Correia de Brito. Além do eixo cicloviário, os cruzamentos receberam um tratamento diferenciado com uso de urbanismo tático para reduzir a velocidade dos veículos motorizados nos giros. "Foi verificada uma incidência de, em média, quatro sinistros de trânsito sem vítimas por semana no local e, por isso, foram implantados mecanismos de engenharia viária para adequar a velocidade e garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas da área", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. A malha cicloviária da cidade também foi incrementada com a substituição de 90 focos semafóricos para ciclistas, mais modernos e com a sinalização do farol amarelo. Antes os equipamentos indicavam apenas verde e vermelho.

Os pedestres também serão contemplados no entorno do Mercado de Casa Amarela. Ao todo, serão 700 m² com alargamento de calçadas e refúgios para pedestres nas travessias. Os estacionamentos e os cruzamentos foram ordenados para evitar conflitos e reduzir a possibilidade de sinistros de trânsito. Além disso, novas 22 travessias de pedestres foram implantadas.

As iniciativas para o fomento à mobilidade ativa e à segurança viária de pedestres e ciclistas têm levado o Recife a uma redução de sinistros de trânsito com esse público, que é o mais vulnerável nas vias. De acordo com o Relatório de Segurança Viária – Mobilidade Ativa 2021, lançado nesta quinta-feira (22), o Recife diminuiu em 21% o índice de vítimas fatais entre os usuários de mobilidade ativa de 2020 para 2021. Ainda assim, esse público representa 46% das vítimas fatais em 2021.

--

Acesso ao relatório: https://drive.google.com/file/d/1586oE8jPJEekmsLeJAqAAa8yuuqRs8EO/view?usp=sharing

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU