PCR entrega novo plano de circulação para região de Setúbal

04.11.21 - 09H02
PCR entrega novo plano de circulação para região de Setúbal

Ao todo, 80 faixas de pedestres serão requalificadas e implantadas além da mudança de sentido único em cinco vias

Para promover mais segurança viária e um desenho urbano que priorize a mobilidade das pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantará, a partir do próximo sábado (6), um novo plano de circulação para Setúbal, na Zona Sul do Recife. O projeto trará uma nova circulação para a área, com novas travessias de pedestres e implantação de sentido único em vias, que darão mais conforto nas travessias de pedestres e garantirão mais fluidez aos veículos. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da intervenção para orientar motoristas e pedestres. 

Com a nova circulação, a Rua Mário Souto Maior terá sentido único de circulação em direção à Rua Sá de Souza. A Rua General Salgado também terá sentido único de circulação, mas em direção à Orla de Boa Viagem. Os condutores que estiverem na Avenida Visconde de Jequitinhonha e desejarem seguir em direção à Avenida Mascarenhas de Moraes poderão utilizar a Rua João Cardoso Aires. A Rua Almirante Batista Leão também seguirá em sentido único em direção ao bairro de Boa Viagem a partir da Rua João Cardoso Aires. Já a Rua Major Armando de Souza Mello, que terá o sentido único de circulação para o mesmo sentido implantado a partir da Rua Baltazar Passos. Outra mudança será a implantação de sentido único na Rua José Hipólito Cardoso, dessa vez em direção a Jaboatão dos Guararapes.

A implantação do sentido único de circulação é uma solução de engenharia de trânsito que beneficia não apenas os veículos na fluidez, mas principalmente os pedestres com travessias mais seguras, como explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. “Estamos focados em implantar projetos que priorizem a segurança viária das pessoas, por isso, a intervenção trará mais segurança para os que andam a pé com as faixas de pedestres e a implantação das vias com sentido único é um diferencial porque dá mais conforto ao pedestre na travessia, já que os veículos vêm de apenas uma direção”, destaca a gestora.

Recentemente, a região de Setúbal recebeu um corredor exclusivo para transportes coletivos, a Faixa Azul da Avenida Visconde de Jequitinhonha, que beneficia, diariamente, mais de 65 mil passageiros e se conecta aos outros 6 km de faixas azuis no corredor Centro-Sul. A localidade também possui rotas cicloviárias: as ciclofaixas Setúbal, Visconde de Jequitinhonha e a Ciclovia Orla de Boa Viagem.

Categoria de Artigo