PCR implanta urbanismo tático no Alto José Bonifácio e expande área de pedestres

11.03.21 - 12H31
PCR implanta urbanismo tático no Alto José Bonifácio e expande área de pedestres

Foto: Marcos Pastich/PCR

Entrega será feita nesta sexta-feira (12), a intervenção fará ordenamento do trânsito para dar mais segurança aos que andam a pé

Para dar prioridade aos pedestres no espaço público, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, nesta sexta-feira (12), uma área de trânsito calmo no Alto José Bonifácio, na rotatória entre as ruas Padre Oliveira, Córrego do Bartolomeu e Córrego do Euclides. Esse entorno possui polos escolares, o que gera um fluxo maior de pedestres e, agora, terá o ordenamento do trânsito e do estacionamento para garantir uma mobilidade mais segura. O projeto faz uso de urbanismo tático, as pinturas coloridas no chão que expandem as calçadas e humanizam o espaço público. Além disso, haverá adaptação da velocidade na área para 30 km/h. O projeto foi executado em parceria com a Nacto, associação de referência em mobilidade sustentável, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

Ao todo, uma área com mais de 370 m² passou a ser destinada para os pedestres, seja como expansão das calçadas ou como ilhas de refúgio no meio das vias. Além disso, foram implantadas 13 novas travessias no entorno. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, pontua a necessidade de ordenar o trânsito com foco nos que andam a pé. "Adaptar a velocidade para 30 km/h é de extrema importância em um espaço com tantos pedestres porque a velocidade é um dos principais fatores de riscos de acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quando fala que todos os veículos devem proteger o pedestre, porque é a parte mais frágil e nós, enquanto órgão de trânsito, também precisamos desenhar as nossas vias com esse objetivo porque se aumentamos a segurança de quem anda a pé, damos segurança também para os que estão no carro, no ônibus ou na bicicleta.", destaca a gestora.

O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de acidentes de trânsito no Recife. De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de acidentes com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete acidentes com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro acidentes com vítimas também neste período.

TRÂNSITO CALMO - Para uma área de trânsito calmo, a CTTU tem feito uso do urbanismo tático. Ao todo, já são 19 locais contemplados e 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que somam mais de 5 mil metros quadrados nas ruas do Recife, vinte áreas no total. As intervenções que fazem uso de urbanismo tático ampliam as calçadas na altura das travessias e, além de encurtar a largura da via, diminuindo o tempo de travessia do pedestre, induz os veículos a reduzirem a velocidade durante a curva.

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