Por mais segurança no trânsito, PCR implanta área exclusiva para espera de motociclistas nos cruzamentos

11.05.21 - 11H50

Foto: Daniel Tavares/PCR

Iniciativa faz parte do Programa Piloto Seguro, lançado na programação do Maio Amarelo, e contempla as avenidas Norte e Conselheiro Aguiar

Uma nova sinalização vai garantir mais segurança viária aos motociclistas: os motoboxes, uma área de espera para condutores de motos nos cruzamentos, próximo à faixa de pedestres. As novas sinalizações foram entregues nesta terça-feira (11), em áreas das Avenidas Norte e Conselheiro Aguiar. O objetivo é fazer com que esses condutores não disputem espaços com os veículos maiores na abertura dos semáforos. A iniciativa faz parte do Programa Piloto Seguro, uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), para a campanha do Maio Amarelo, que traz como um dos principais focos o motociclista, que foi principal usuário contributivo para sinistros de trânsito com vítimas em 2019, 15,3%, de acordo com dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).

Implantações com essas foram feitas em Fortaleza, onde foi identificada uma redução de mais de 33% de sinistros de trânsito com vítimas nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que o comportamento dos motociclistas nos cruzamentos com motoboxes será acompanhado para expandir os equipamentos nas demais vias da cidade. "Com o impacto positivo que os motoboxes tiveram nas outras cidades, acreditamos que vamos contribuir para redução de sinistros de trânsito nos cruzamentos do Recife também, por isso, vamos observar e estudar a viabilidade de expandir esses equipamentos ao longo do ano", destaca.

PROGRAMA PILOTO SEGURO - Lançado durante o Maio Amarelo de 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito - educação, engenharia e fiscalização - para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.