Prefeitura do Recife amplia oferta de vagas de Zona Azul

19.04.22 - 15H19
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Serão contemplados os bairros da Boa Vista, São José, Santo Antônio e Paissandu. Os condutores devem estar atentos à sinalização de trânsito.

Para aumentar a democratização do espaço público e o número de usuários nos estacionamentos nas ruas da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), ampliará a oferta de vagas de Zona Azul na área central do Recife. As sinalizações indicando as novas vagas serão implantadas entre abril e maio, por isso, os condutores devem estar atentos às placas verticais para ativar as vagas de acordo com o tempo estabelecido na sinalização (2 ou 5 horas).

Ao todo, serão 233 vagas comuns, 65 exclusivas para motocicletas, 4 para carga e descarga e 10 para estacionamento especial (de pessoas idosas ou com deficiência). A ativação das vagas de Zona Azul pode ser feita por meio do aplicativo Zona Azul Digital, disponível para os sistemas Android e iOS. Os cidadãos podem, ainda, ativar as vagas nos pontos de venda fixos disponíveis nas proximidades das áreas de Zona Azul.
Ao todo, serão 15 vias contempladas. São elas: as ruas da Saudade, Doutor Bartolomeu Anacleto, da Indústria, do Fogo, Estreito do Rosário, São João, do Forte, Lambari, das Fronteiras, do Paissandu, Dona Benvinda, Paulino de Andrade, Mário Domingues, Travessa do Forte e Avenida Lins Petit.

ZONA AZUL - As vagas de estacionamento rotativo são uma estratégia para democratizar o espaço público em áreas de grandes pontos de interesse como comércio, praças, polos médicos e parques. Ao todo, o Recife conta com 4.925 vagas de Zona Azul, que podem ser ativadas por meio digital com uso de aplicativo ou pontos de venda fixos. As tarifas são fixas e custam R$ 3,00. O período máximo das vagas varia entre duas e cinco horas.