Prefeitura do Recife e Centro de Liderança Pública, da 99, promovem debates sobre o futuro da mobilidade

03.01.22 - 14H16

Foto: Daniel Tavares/PCR

Encontros reuniram gestores de mobilidade e tecnologia de todo o Brasil e têm o objetivo de promover melhorias nas políticas urbanas

Em constante mudança e crescendo cada vez mais, a mobilidade urbana exige a busca de soluções novas que permitam prover serviços cada vez melhores para a população de forma sustentável e ágil. Para alcançar essas soluções, gestores públicos e privados têm reunido as potencialidades, como é o caso do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a 99, que se uniu à Prefeitura do Recife e gestões públicas de todo o Brasil para promover a primeira edição do curso "Liderança e Transformação Pública - Mobilidade e Inovação".

Com base na pergunta “Para onde vamos?”, o projeto piloto selecionou 63 políticos e gestores públicos de 18 grandes cidades brasileiras. Além do Recife, destacam-se Belém, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São José dos Campos, Natal, Campo Grande, Curitiba, Campinas, Vitória, Florianópolis, Goiânia, Santo André, São Luiz, Teresina, Distrito Federal, Uberlândia, Niterói e João Pessoa, que contam com todo o suporte do Centro de Liderança Pública (CLP) para compartilharem experiências contribuírem com melhorias para a mobilidade urbana no Brasil.

"Costumo dizer que o CLP é um hub que reverbera boas práticas para estimular cada vez mais gestores públicos a tomarem decisões baseadas em dados e evidências. Esta é mais uma oportunidade para contribuir com o setor público no enfrentamento de problemas urgentes como a mobilidade urbana", afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o programa tem sido importante, principalmente, para fortalecer o debate e a troca de conhecimentos entre as cidades. “Os ensinamentos que estão sendo apresentados no curso promovido pela 99 e pelo Centro de Liderança Pública somados aos debates entre os gestores públicos de várias cidades do país irá contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de Gestão Pública, em especial nos serviços prestados à população. Discutir temas de mobilidade e inovação sob a ótica das metodologias apresentadas promoverá melhorias no planejamento das cidades. O curso tem participantes da maioria das capitais do Brasil e isso tem sido enriquecedor para o aprimoramento da gestão pública e, principalmente, no foco ao atendimento ao cidadão, diretrizes essas que já podem ser consideradas uma marca da atual gestão da Prefeitura do Recife.”, destaca a gestora.

"Através da parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), temos o potencial de criar soluções em conjunto e seguir para sua rápida implementação. Essa velocidade cria mais oportunidades de transformação e impacto positivo tanto para as empresas, quanto para a sociedade”, afirma Diogo Souto Maior, Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da 99.

ENCONTROS – Os encontros tiveram início em novembro e seguirão até março. Desde lá, os gestores públicos já discutiram, de forma remota, sobre temas como os problemas mais urgentes de mobilidade no Brasil, assim também como os meios para alcançar cidades mais democráticas e acessíveis. A construção de políticas públicas baseada em dados e evidências também foi tema de debate, assim como o fomento à tecnologia na gestão pública.