Prefeitura do Recife implanta área de trânsito calmo no Segundo Jardim de Boa Viagem

09.05.23 - 14H10

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Intervenção de urbanismo tático acontece dentro da programação do Maio Amarelo, campanha global dedicada à segurança viária

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inaugurou, nesta segunda-feira (8),mais um espaço de urbanismo tático na cidade, desta vez no Segundo Jardim da orla de Boa Viagem, na Zona Sul. O local de trânsito calmo terá área de 385 metros quadrados exclusivamente dedicada aos pedestres, além de oito novas faixas para travessias mais seguras de quem anda a pé. A ação acontece dentro do Maio Amarelo, campanha global pelo aumento da segurança viária e que, na capital pernambucana, terá um mês repleto de ações e obras que ressaltam a importância de um trânsito mais seguro. A iniciativa vai contemplar a área com grande fluxo de pedestres, especialmente nos fins de semana, que é dedicada para programação de lazer.

As áreas de urbanismo tático serão implantadas na via local da Avenida Boa Viagem - que passa por trás do Segundo Jardim -, nos cruzamentos com as Ruas Júlio Pires, Artur Muniz e Phaelante da Câmara. Para isso foram readequadas áreas de estacionamento, criando assim mais espaço para a circulação das pessoas. “O objetivo da medida é salvar vidas, garantindo maior segurança para os pedestres, que são os atores mais frágeis no trânsito, além de uma circulação mais tranquila para todos, incluindo os veículos”, explica o gerente geral de mobilidade humana da CTTU, Antônio Henrique.

Os espaços de trânsito calmo têm ajudado a reduzir os sinistros de trânsito e a mudar a prioridade da circulação no Recife. Desde 2019, o Recife implantou 44 áreas de urbanismo tático, sendo 20 desde de 2021. São exemplos a Rua da Palma, no Centro, Largo Dom Luiz e Burity, na Zona Norte. Os projetos de redesenhos de vias da CTTU são realizados em parceria com a GDCI, organização de referência em mobilidade urbana e parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.