Prefeitura do Recife inicia importante obra de drenagem na Avenida Norte

20.01.25 - 09H58
Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

 

Com investimento de R$ 1,5 milhão e duração prevista para 60 dias, intervenção começará no sábado (18). Serviço é essencial para prevenir alagamentos e contará com esquema especial de mobilidade - condutores deverão estar atentos aos desvios

 

A Prefeitura do Recife vai iniciar, neste sábado (18), uma obra essencial para a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais na Avenida Norte, no trecho do bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte. A necessidade da intervenção foi identificada durante a substituição de placas de concreto da pavimentação realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que constatou danos severos nas paredes das galerias de drenagem. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão e prazo estimado para a conclusão é de 60 dias. 

 

Durante esse período, as duas faixas de rolamento do corredor viário nas proximidades da popularmente conhecida Praça do Dominó (próxima à entrada de Nova Descoberta) - no sentido subúrbio-cidade -  estarão interditadas em um trecho de aproximadamente 400 metros entre o número 7136 e o 6717. O trânsito será desviado para uma pista da faixa cidade-subúrbio. Outra importante mudança é que, durante a intervenção, a Rua Nova Descoberta será sentido único na direção do terminal de ônibus do bairro - o giro à direita para os condutores que vêm pela pista sentido subúrbio continua.

 

A Rua Vasco da Gama, que normalmente funciona como mão dupla, ficará temporariamente como mão única no sentido Avenida Norte - para facilitar o trânsito dos moradores de Nova Descoberta e Vasco da Gama em direção à via. Com isso, a entrada para o Vasco se dará pela Rua Rosália Cisneiros. O trecho da interdição conta com duas paradas de ônibus, que serão removidas pelo Consórcio Grande Recife para trechos antes e depois dos desvios montados pela Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU).

 

INTERVENÇÃO - A obra será dividida em duas frentes principais, cada uma atendendo a trechos específicos com soluções técnicas adequadas para garantir a funcionalidade e a durabilidade do sistema de drenagem. No primeiro trecho, com extensão de 100 metros, será realizada a recomposição das paredes das galerias existentes, garantindo a estabilidade e a capacidade de escoamento do sistema atual. Já o outro segmento, com 50 metros, será completamente reconstruído. As soluções para este trecho incluem a construção em alvenaria estrutural. Além disso, o projeto inclui a reposição das placas de concreto da via, restabelecendo a funcionalidade e a segurança para o tráfego no local.

 

O serviço visa corrigir problemas estruturais do sistema de drenagem, prevenindo alagamentos em períodos de chuvas intensas e melhorando as condições de mobilidade urbana na região. Durante a obra, agentes e orientadores de trânsito estarão no local para disciplinar o trânsito. Em caso de dúvidas, a população pode acionar a CTTU pelo teleatendimento, que é gratuito e 24h, no número 0800.081.1078.