Prefeitura do Recife proíbe eventos com mais de 50 pessoas

17.03.20 - 18H34
Novo coronavírus

Prefeitura do Recife colocou em prática 11 novas ações nesta terça-feira (17)

Em novo anúncio de ações de contenção do novo coronavírus na cidade, a Prefeitura do Recife determinou o limite de 50 pessoas para a realização de eventos na cidade. Um novo conjunto composto de 11 medidas foi adicionado ao Plano de Contingenciamento, que chegou a 91 ações com o objetivo de reduzir o número de casos da nova doença, considerada como pandemia pela Organiação Mundial de Saúde.

As ações divulgadas nesta terça (17) incluem ainda a determinação para que instituições públicas e privadas funcionem em horários distintos, com o objetivo de reduzir a concentração de pessoas no Transporte Público. A partir da próxima quinta (19), as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife já funcionarão desta maneira. Também foi estabelecida uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado para facilitar aquisições e contratações necessárias ao Plano de Contingenciamento.

Foi feita ainda recomendação para que bares funcionem com 50% da sua capacidade. A recomendação para que os Shoppings Centers reduzam o horário de funcionamento das 12h às 20h, com 50% dos lugares nas Praças de Alimentação. Será feita ainda a recomendação para que as Igrejas tomem medidas que evitem o contato pessoal nas suas dependências.

Foi adiado o Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde, previsto para o próximo sábado (22), com previsão de reunir 9 mil candidato. As aulas das 17 Escolas Profissionalizantes do município, que concentram 5,5 mil alunos, também foram suspensas.

A Prefeitura do Recife vai ainda renovar automaticamente as credenciais de estacionamento especial até o dia 30/04 e a concessão automática para gratuidade nas vagas de Zona Azul para os idosos, sem necessidade de atendimento presencial, por meio do aplicativo Zona Azul Digital.

Confira as 11 ações divulgadas nesta terça-feira (17):

1. Proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas;
  2. Estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19.
  3. Recomendação a instituições públicas e privadas para que adotem horários alternativos de funcionamento, de forma a diminuir a concentração de passageiros no transporte coletivo.
  4. As Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife funcionarão, a partir do dia 19/03/2020, em horários distintos com o objetivo de diminuir a concentração de servidores no transporte coletivo.
  5. Recomendação para que bares e restaurantes reduzam em 50% a sua capacidade com a retirada de mesas e cadeiras.
  6. Recomendação aos shoppings centers para que funcionem em horário reduzido, das 12h às 20h, com redução de 50% dos lugares na Praça de Alimentação.
  7. Recomendação às igrejas para que adotem medidas restritivas do contato pessoal.
  8. Adiamento do concurso público para Agentes Comunitários de Saúde, que reuniria 9 mil candidatos no dia 22/03/2020.
  9. Suspensão das aulas dos 5,5 mil alunos das escolas profissionalizantes da Prefeitura.

10. Renovação automática das credenciais de estacionamento especial até 30/04/2020;

11. Concessão da gratuidade de Zona Azul para Idosos sem necessidade de atendimento presencial.