Presidente da CTTU recebe homenagem pelos serviços prestados à segurança viária

16.12.22 - 16H47
Presidente da CTTU recebe homenagem pelos serviços prestados à segurança viária

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Reconhecimento foi feito pelo Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE) e foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros.

Devido aos serviços prestados na gestão da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ao longo dos últimos dez anos, a presidente do órgão, Taciana Ferreira, recebeu, nesta sexta-feira (16), o certificado de Amiga do Cetran, um título o Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco para reconhecer as personalidades que se dedicam à segurança viária dos cidadãos. 

"O título de Amigo do Cetran, dentro da nossa estrutura institucional, é um instrumento para reconhecer as pessoas que contribuem para o trânsito de Pernambuco e observamos que o trabalho da CTTU tem sido de excelência e serve de exemplo para as outras cidades no nosso Estado", disse o presidente do Cetran-PE, Walker Barbosa.

Taciana Ferreira destacou a importância da municipalização do trânsito que, no Recife, completou 20 anos em 2022. "A municipalização do trânsito é uma ferramenta essencial para garantir que as políticas públicas de fiscalização, engenharia, educação e gestão de dados caminhem de forma efetiva em todo o território da cidade. Ao longo desses dez anos que trabalho na CTTU, a principal meta da nossa equipe é salvar vidas no trânsito e as nossas ações partem desse objetivo", explicou a gestora.

O reconhecimento vem, principalmente, dos resultados na redução de mortes no trânsito do Recife. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, de 2020 para 2021, o Recife diminuiu em 19% o índice de vítimas fatais por sinistros de trânsito. Isso foi alcançado graças a políticas públicas pautadas nas melhores práticas de gestão de trânsito em todo o mundo, que unem fiscalização, educação, infraestrutura viária e gestão de dados de maneira integrada.

Taciana Ferreira é servidora da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife e assumiu a presidência da CTTU em 2013, sendo a gestora mais experiente a ocupar o cargo no órgão. É especialista em trânsito e mestre em engenharia civil com ênfase em transporte coletivo e atuou como diretora de operações do Consórcio de Transporte da Região Metropolitana do Recife (2009-2012) e como gerente de programação do sistema da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) (2007-2009).