Recife comemora seis anos de Faixa Azul e entrega nova etapa na Mascarenhas de Moraes

16.12.19 - 09H47

Foto: Marcos Pastich/PCR

Trecho com 5 km completa os 14 km de Faixa Azul na Mascarenhas de Moraes. O equipamento garante, diariamente, um ganho de 66% na velocidade dos ônibus para beneficiar os mais de 240 mil passageiros que utilizam a via

Mais espaço e conforto para as pessoas que andam de ônibus. Com esse compromisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantou, ainda em 2013, o Projeto Faixa Azul, que garante espaço exclusivo para ônibus em diversas vias da cidade. Nesta segunda-feira (16), o projeto completa seis anos e, em alusão à data, será entregue a II Etapa da Faixa Azul da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. O novo trecho, de 5 km completará os 14 km do equipamento na via. Desde 2013, já foram implantados mais de 36 km de Faixa Azul, que fez o Recife chegar à marca de 58 km de corredores exclusivos para ônibus.

No sentido Centro, o novo trecho terá início na altura da Rua Remígio e seguirá até a UPA da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e, no sentido oposto, em direção ao Aeroporto, iniciará na Rua Arthur Lopes até a Avenida Centenário Alberto Santos Dumont. Dessa forma, o equipamento completo seguirá em direção ao Centro da Rua Remígio até as proximidades da Ponte Motocolombó. No sentido Aeroporto, o equipamento completo começará na altura da Rua Julio Verne e terminará na Avenida Centenário Alberto Santos Dumont. A CTTU fará manutenção da sinalização horizontal em todo o trecho. O equipamento funciona das 6h às 22h e tem o objetivo de diminuir o tempo de viagem dos transportes públicos.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, defende a implantação da Faixa Azul nos corredores viários para garantir o direito à mobilidade das pessoas que utilizam transporte coletivo. “A mobilidade é um direito e precisa ser garantido às pessoas que utilizam transporte coletivo. Em sua maioria, vêm de locais distantes do centro do Recife, que é o grande ponto de interesse. Por isso, trabalhamos para diminuir o tempo de viagem dessa pessoa e garantir mais qualidade de vida aos passageiros e aos motoristas e cobradores, também, que enfrentarão um trânsito menos intenso durante os percursos”, pontua.

A ampliação das faixas exclusivas para transportes públicos demonstra o diferencial desta gestão da Prefeitura do Recife em fazer por quem mais precisa e o posicionamento da PCR em garantir o direito à mobilidade e mais qualidade de vida a esse público. Os usuários de transporte coletivo, em sua maioria trabalhadores e estudantes, têm a diminuição do tempo de viagem nas localidades contempladas com os equipamentos. Na Faixa Azul das avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, por exemplo, houve um ganho de 118% na velocidade dos transportes coletivos e, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, o equipamento garantiu mais 66% na velocidade desses veículos.

De acordo com a pesquisa de origem e destino desenvolvida pelo Instituto Pelópidas Silveira, mais de 78% dos recifenses vão ao trabalho utilizando um dos seguintes modais: transporte público, bicicleta ou a pé, o que revela a importância das faixas azuis na cidade. Para além dos grandes corredores, a CTTU garante a mobilidade dos ônibus nas periferias por meio de disciplinamento de estacionamentos e intensificação das fiscalizações para coibir irregularidades como parada sobre calçada e estacionamentos em locais em desacordo com a sinalização e, dessa forma, garante espaços na vias aos transportes coletivos.

A fiscalização da Faixa Azul é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Além disso, a faixa da Avenida Mascarenhas de Moraes possui equipamentos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).