Recife diminui em 25% o índice de mortes com pedestres

08.08.22 - 11H06
Recife diminui em 25% o índice de mortes com pedestres

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Principais vítimas no trânsito, os pedestres são o principal foco da gestão de mobilidade do Recife nos últimos anos com iniciativas de urbanismo tático, ampliação de calçadas e novas travessias.

Nesta segunda-feira (8), é comemorado o Dia do Pedestre. Para lembrar a data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou uma nova área de trânsito calmo na Rua das Oficinas, no bairro do Pina, que concentra grande número de pedestres devido a duas escolas e uma unidade de saúde do local. As ações da política de mobilidade focadas nos pedestres levaram o Recife diminuir em 25% o número de mortes no trânsito com os que andam a pé entre 2020 e 2021, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).

O projeto consiste na ampliação de calçada na Rua das Oficinas, um elemento que auxilia tanto no aumento do espaço para pedestres, quanto, também, no estreitamento da via para induzir o condutor a reduzir a velocidade. O projeto tem, também, uma faixa de pedestre elevada, implantada em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que garante acessibilidade na travessia, além da implantação de mais oito travessias para pedestres na Rua das Oficinas e em vias do entorno para garantir mais segurança viária nas travessias. A regulamentação da via para 30 km/h também foi feita. Além dos benefícios para os pedestres, foi feita, também, implantação de paraciclos para incentivar o uso da bicicleta na ida à escola. O mobiliário urbano também foi um diferencial do projeto, com vasos e floreiras para humanizar o espaço público e ambientar o caminho para escola. Outro diferencial foi a implantação de elementos lúdicos como pegadas e amarelinhas na indução à unidade de ensino. Os estudos foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e a implantação com o apoio das secretarias de Inovação Urbana do Recife e de Educação.

De acordo com o Relatório Preliminar de Vítimas fatais de sinistros de trânsito do Recife, realizado em parceria entre a CTTU e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, os pedestres representam o maior número de vítimas fatais na cidade, com 43% dos casos. Ainda assim, em 2021, os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat) indicam uma redução de 25% na morte de pedestres entre 2020 e 2021.

Durante a entrega do projeto, as equipes de Educação para o Trânsito da CTTU iniciaram a campanha “A Liga Mandou Dizer”, inspirada na brincadeira infantil de Seu Rei Mandou Dizer. Artistas educadores da Liga da CTTU abordaram crianças, motoristas e outros pedestres com ordens como “A liga mandou dizer... Se o sinal verde aparecer, todo mundo vai mexer! Mas se vermelho ele ficar, todo mundo vai parar!", induzindo ao respeito no trânsito. Os artistas educadores da Liga da CTTU também colocaram uma fantasia de "Rei dos Pedestres" e "Rainha dos Pedestres" para destacar que esse público tem a prioridade no trânsito. A campanha acontecerá em vários locais de urbanismo tático na cidade durante a semana para conscientizar sobre o respeito às áreas de pedestres, que são os mais vulneráveis no trânsito. "O dia do pedestre é um marco para lembrar os que são mais vulneráveis no trânsito e, por isso, investimos em entregar uma nova área e também em conscientizar os condutores sobre a necessidade de respeitar quem anda a pé. Todos são pedestres em algum momento no trânsito e todos precisam estar unidos e comprometidos em salvar vidas", destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

URBANISMO TÁTICO - O urbanismo tático salva vidas ao garantir mais segurança viária nas vias urbanas. Entre janeiro e fevereiro de 2019, ocorreram 24 acidentes de trânsito com vítimas nas áreas onde foram implantados os urbanismos táticos e, após as intervenções, entre janeiro e fevereiro de 2020, o número caiu para 14 acidentes com vítimas, o que representa uma redução de 41%. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete acidentes com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro acidentes com vítimas também neste período. O uso de urbanismo tático também humaniza os espaços viários e proporciona ao recifense uma nova forma de viver na cidade. Na Rua Velha, o novo desenho da via induz os condutores a reduzir a velocidade, que foi regulamentada em 30 km/h e ainda garante o espaço dos pedestres como prioridade, já que são a maioria na via. São áreas cuja sinalização passa o recado de uma rua feita para todas as pessoas se respeitarem no trânsito promovendo, assim, mais segurança viária.

CALÇADA LEGAL – Um outro projeto para investimento na mobilidade dos pedestres é o Calçada Legal, executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e foi lançado em 2017. Ao todo, o Calçada Legal prevê o investimento de R$ 105 milhões na requalificação de 10 lotes, que compreendem 134 km de calçadas e 56.300 m² de largos da cidade. Até agora, já foi finalizado o lote 1 e estão em andamento os lotes 2, 3, 4, 5 e 6, 7 e 8. O Calçada Legal já beneficiou com serviços de requalificação de calçadas as avenidas Mario Melo e Maria Irene e as ruas do Riachuelo, Oliveira Lima, Carlos Gomes, Coelhos, Santos Araújo, Augusto Calheiros, General Edson Amâncio Ramalho e Vinte de Janeiro. Também foram contempladas com os trabalhos as ruas Barão de Souza Leão, Arquiteto Luiz Nunes, Amélia, do Príncipe, Gervásio Pires, da Aurora, do Futuro, além da Estrada de Belém (Campo Grande) e as ruas Padre Carapuceiro (Boa Viagem), Dr. Carlos Chagas, Velha, Princesa Isabel, Quitério Inácio de Melo, Odorico Mendes, Senador Alberto Paiva, José Luiz da Silveira Barros, Edgar D’Amorim, bem como as avenidas Rui Barbosa, João de Barros e a Estrada do Forte. Ao todo, foram 98 mil metros de passeios públicos requalificados. Atualmente, o projeto está requalificando os passeios públicos das ruas Manoel Borba e as avenidas. Lins Petit (Ilha do Leite), Coronel Joaquim Inácio, Visconde de Suassuna, Acadêmico Hélio Ramos (Várzea), além da Rua Professor Luiz Freire e a Av. Estância. Também estão sendo realizadas obras do mesmo tipo na Rua Doutor José Maria, Rua Santos Dumont, Rua Fernando Simões (Boa Viagem), Rua Professor João de Medeiros (Boa Viagem), Avenida São Paulo (Jardim São Paulo), Rua Dália (Boa Viagem) e Rua Dom José Lopes (BV).

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