Recife inicia parceria internacional para fiscalização em segurança viária

19.02.24 - 17H33
Recife inicia parceria internacional para fiscalização em segurança viária

Foto: Josenildo Gomes

Organização de referência global nas melhores práticas de fiscalização para diminuir os fatores de risco firmou parceria de dois anos com a Prefeitura do Recife. Com isso, esperam-se avanços nas políticas públicas que promovam comportamentos seguros no trânsito.

A partir deste mês de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) passa a contar com o apoio da Global Road Safety Partnership (GRSP, na sigla em inglês), como parte do suporte oferecido pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla também em inglês). O pontapé inicial dos trabalhos foi marcado durante uma reunião com gestores da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) nesta segunda-feira (19/02).A organização internacional, que é um braço da Federação Internacional Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vai reforçar o eixo de fiscalização de trânsito no Recife por meio da formação continuada de agentes de trânsito, intercâmbios entre profissionais de diversas cidades, apoio técnico e administrativo na gestão da fiscalização. A BIGRS apoia a PCR desde 2020 através do suporte de outras organizações, como a Vital Strategies e a GDCI, que auxiliam nos eixos de comunicação, gestão de dados e desenhos de ruas.

No Recife, a GRSP, líder mundial em fiscalização e operações de trânsito, vai trabalhar com o suporte técnico, promovendo consultoria e informações aos gestores e agentes sobre as melhores práticas no mundo, ou seja, ações de fiscalização de trânsito que resultaram na diminuição de mortes e lesões graves. “Estamos cada vez mais dedicados em aperfeiçoar a gestão de dados de sinistros de trânsito em nossa cidade e  de orientar as ações, em especial, de fiscalização a partir das análises estatísticas desses dados.  Os dados nos auxiliam para definir elementos mais específicos dos planos operacionais de blitze, por exemplo, desde o local e horário, tipo de abordagem; foco da mensagem, se sobre velocidade ou outro fator de risco, até mesmo para quem serão direcionadas as mensagens: condutores de carros ou de motocicletas. Receber o apoio de uma organização de referência global para auxiliar a cidade nessa atividade é de uma importância imensa, que vai nos ajudar a gerenciar cada vez melhor os recursos e, com isso, potencializar os resultados da fiscalização em seu principal propósito: de salvar vidas no trânsito”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Ao todo, em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, totalizando 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações como alcoolemia, veículo em mau estado, uso incorreto do capacete e outros casos que colocam em risco a segurança viária.

“O trabalho da fiscalização de trânsito salva vidas porque ruas com velocidades inadequadas, motoristas com condutas irresponsáveis podem levar pessoas à morte. Então a fiscalização de trânsito entra como um serviço essencial para proteger a vida dos cidadãos e é essencial especializar essa atividade para que seja cada vez mais potente em salvar vidas”, destaca o coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil, André Correia. “O condutor, quando sai de casa, precisa saber que está sendo fiscalizado para que tenha um comportamento seguro. Uma via com fiscalização de trânsito presente é uma via mais segura para todas as pessoas porque isso induz ao respeito às leis de trânsito. Então o nosso trabalho, junto ao da GRSP, vai potencializar o serviço que a CTTU já faz com excelência para trazer ainda mais resultados em evitar mortes e lesões graves no trânsito”, explica.

GRSP - A Global Road Safety Partnership (GRSP) é uma organização sem fins lucrativos que foi formada em 1999 em resposta ao reconhecimento global das mortes e lesões causadas por sinistros de trânsito como uma crise de saúde causada pelo homem. A GRSP é parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC). A organização trabalha com parceiros multissetoriais em segurança no trânsito de todo o mundo e que estejam envolvidos na linha de frente em países e comunidades do globo. Também desempenham um trabalho importante na capacitação e formação de profissionais de segurança viária e agentes de trânsito e é considerada como uma organização especializada para validar as boas práticas de gestão de trânsito no mundo.