Recife mostra projetos de segurança viária em congresso nacional de transportes

11.11.22 - 11H21
Recife mostra projetos de segurança viária em congresso nacional de transportes

CTTU apresenta redesenho urbano da Rua da Palma, entre outras experiências, no 36º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, que acontece em Fortaleza (CE).


Para compartilhar a experiência na gestão de mobilidade urbana, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), apresentou projetos de redesenho urbano realizados na cidade durante o 36º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), que acontece em Fortaleza (CE). Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), gestores do Recife e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) apresentaram as intervenções da Rua da Palma, na área central da cidade, e de Jardim Monte Verde, na Zona Sul.

A gestora de projetos cicloviários, Laís Lucena, apresentou o trabalho "O urbanismo tático como forma de devolver o espaço para pessoas" e mostrou a intervenção da Rua da Palma, realizada em 2021. A intervenção tem o diferencial de adotar as proporções de desenho urbano de acordo com a ocupação da via, ou seja. Antes, a Rua da Palma tinha 60% do espaço para veículos, mas as pessoas que transitavam na via eram 60% pedestres. Dessa forma, a lógica foi invertida e 60% da área passou a ser para os que andam a pé. O trabalho apresentado no congresso teve o objetivo de compartilhar o passo a passo da equipe em realizar pesquisas métricas antes e depois para identificar os efeitos da intervenção e, ainda, em dialogar com a comunidade, especialmente comerciantes e ambulantes da via.

Durante a apresentação, os dados das pesquisas métricas colhidas na Rua da Palma foram apresentados: 72% das pessoas que circulam na área chegam na via a pé, de bicicleta ou por transportes coletivos. Com a intervenção que aumentou a área de pedestres, identificou-se um número de 85% menos pessoas andando no leito viário. O redesenho da via também induz os condutores à redução de velocidade e, com isso, o índice de respeito ao limite de 30 km/h chegou a 97%. A percepção das pessoas sobre a Rua da Palma também mudou: antes, 83% das pessoas se sentiam inseguras ao caminhar na área. Depois da intervenção, 71% das pessoas disseram se sentir seguras.

"A Rua da Palma é um grande exemplo de que a cidade pode ser redesenhada para as pessoas, basta identificar as necessidades de quem está no local. Ao longo dos anos, a cidade foi pensada para veículos e as necessidades de locomoção de veículos foram atendidas, mas se queremos cidades sustentáveis e seguras - tanto no que diz respeito à segurança pública, quanto no que diz respeito à segurança viária - precisamos de espaços que fomentem a mobilidade ativa e sustentável", explica Laís Lucena, gestora de projetos cicloviários da CTTU.

Outro estudo de caso apresentado no congresso foi o de Jardim Monte Verde, no Ibura, Zona Sul do Recife. O projeto também foi apresentado em 2021 e teve o objetivo de criar faixas de pedestres, áreas de calçada, de refúgios e de convivência das pessoas. "O grande diferencial da intervenção de Jardim Monte Verde foi a entrega de espaços para as pessoas e o quanto a própria população se engajou na intervenção. Durante a inauguração, lembramos que a própria comunidade realizou uma festa para comemorar os novos espaços de convivência e de lazer, que trazem mais segurança viária", explica o coordenador da Iniciativa Bloomberg no Recife, Gustavo Sales, que apresentou  o estudo. A apresentação mostrou que, antes da intervenção, 93,4% do espaço era destinado aos veículos motorizados e apenas 6,6% aos pedestres. Após a intervenção, 48,7% da área era para pedestres. Entre os pedestres do local, 1/3 eram crianças e 97% dessas crianças se locomoviam no próprio leito viário. Foram implantadas 25 novas travessias e, ainda, nova sinalização para adequação de velocidade a 20 km/h.

Desde 2019, o Recife implantou 44 áreas de trânsito calmo, sendo 20 desde de 2021. Além disso, junto ao Programa Tá Aprumado, a CTTU e Emlurb realizam a consolidação desses urbanismos táticos, como aconteceu em áreas como as avenidas Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães, Rua do Hospício e Largo da Paz. Os projetos de redesenhos de vias da CTTU são realizados em parceria com a GDCI, organização de referência em mobilidade urbana e parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS). O Recife também faz parte do Programa Street for Kids, que visa adaptar espaços como áreas escolares, parques e praças, de grande fluxo de crianças, para promover mais segurança viária a esse público, que é o mais vulnerável no trânsito.

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Foto: Cortesia.