Relatórios anuais de segurança viária

Desde 2021, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), publica, anualmente, um Relatório Anual de Segurança Viária, com informações sobre mortos e feridos no trânsito, utilizando, como fonte de dados, informações do Comitê Municipal de Acidentes* de Trânsito (Compat), que reúne dados de órgãos como CTTU, Samu e Secretaria de Defesa Social. Para o número de feridos, é utilizada a base de dados da CTTU, alimentada diariamente por agentes de trânsito nas ocorrências de sinistros com vítimas.

Os relatórios servem como um chamamento para a sociedade civil e o poder público atuarem em conjunto e, dessa forma, salvarem vidas no trânsito por meio de mudanças de comportamento e da adoção de metodologia de um sistema seguro de trânsito que previna erros humanos, com base na premissa da Visão Zero, a de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

* O nome do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito foi colocado antes da normativa NBR 10697 da ABNT, que estabelece que a palavra correta a ser utilizada é a de "sinistro" de trânsito, uma vez que são eventos que poderiam ter sido evitados. Apesar disso, a Prefeitura do Recife se posiciona abertamente com o uso do termo "sinistro de trânsito" porque compreende que todas as mortes no trânsito podem e devem ser evitadas e, por isso, não são apenas fatalidades acidentais.

Confira, abaixo, os relatórios ano a ano: