Seminário debate técnicas de fiscalização de trânsito com referências globais

09.05.23 - 14H15
Seminário debate técnicas de fiscalização de trânsito com referências globais

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU

Evento “Papo Seguro” reuniu profissionais de fiscalização de trânsito do Recife e da Região Metropolitana para atualização com instituições de referência no assunto

Para inovar nas técnicas e abordagens de fiscalização de trânsito e promover ainda mais mudança de comportamento nos condutores do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), junto à Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, realizou, nesta terça-feira (9), o Seminário Papo Seguro, no Museu do Artesanato, no Bairro do Recife. O encontro reuniu 120 profissionais – entre agentes de trânsito, gestores e pesquisadores do assunto. Tudo foi promovido com o apoio técnico da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), referência em técnicas de fiscalização de trânsito.

Na ocasião, o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU apresentou os resultados das blitze feitas pela CTTU. “Realizamos, em média, 60 blitze por mês, com horário e locais diferenciados e variados. Temos utilizado técnicas de posicionamento na via para tornar tudo mais visível, o que garante mais segurança aos nossos agentes de trânsito, além de um treinamento constante das equipes no que diz respeito, principalmente, às abordagens. Algo que faz a diferença é estar alinhado com a gestão de dados para que a gente possa alcançar reduzir cada vez mais as mortes no trânsito por meio da mudança de comportamento”, destacou o gestor. Em 2022, a CTTU realizou 644 blitze e mais de 91 mil abordagens, que renderam 7 mil autuações. Infrações como alcoolemia, uso de celular ao volante e estado do veículo são analisadas pelos agentes de trânsito e as abordagens incluem, também, orientações sobre condutas seguras no trânsito e informações sobre os fatores de riscos para agravar as ocorrências, como o excesso de velocidade.

As políticas de segurança viária adotadas no Recife estão levando a uma redução contínua das mortes no trânsito. De acordo com o último Relatório de Segurança Viária, a cidade reduziu em 19% o índice de vítimas fatais por sinistros entre 2020 e 2021. “Nós trabalhamos com a abordagem sistêmica, que são quatro pilares integrados como uma engrenagem para fazer das ruas um lugar mais seguro – a gestão de dados, a infraestrutura viária, a comunicação e educação, além da fiscalização – esses últimos atuam diretamente na mudança de comportamento dos condutores e aí é que está o nosso principal desafio. Por isso estamos investindo em técnicas de fiscalização mais efetivas, baseadas em dados e evidências, com abordagens cada vez mais humanizadas e com o objetivo de sensibilizar as pessoas de que o respeito às leis de trânsito salva vidas”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.