Técnicos da PCR debatem sobre desenho de ruas para promover mobilidade ativa e segurança viária

22.02.21 - 18H24
Técnicos da PCR debatem sobre desenho de ruas para promover mobilidade ativa e segurança viária

Encontro nesta segunda-feira (22) reuniu cerca de 300 técnicos do Recife e da América Latina

Nesta segunda-feira (22), o desenho de ruas foi tema de um encontro de técnicos da Prefeitura do Recife, envolvendo órgãos como a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), além da URB, do Instituto Ayres e da Emlurb. Estiveram presentes também profissionais de Salvador, Fortaleza e outras cidades na América Latina. A Oficina de Desenhos de Rua foi feita de forma online e promovida pela Nacto (National Association of City Transportation Officials), organização que é referência em todo o mundo na área de mobilidade urbana. O encontro faz parte da agenda da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

Na ocasião, os participantes debateram sobre temas como o conceito de Visão Zero, que busca implantar políticas públicas de mobilidade para reduzir a zero os acidentes de trânsito fatais. Além disso, trabalharam com exemplos de cidades como Fortaleza, que fez uso de urbanismo tático para aumentar o espaço das pessoas e redesenhar as ruas, tornando-as mais seguras. Essa técnica tem sido usada no Recife desde 2019 e já tem resultados: entre 2019 e 2020, após a implantação do urbanismo tático, a CTTU registrou 41% a menos de acidentes de trânsito com vítimas nas localidades que fizeram uso dessa técnica.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou a importância do encontro para pensar em novas perspectivas para avançar na implantação de políticas de mobilidade voltadas para as pessoas. "Essa oficina de desenho de ruas foi um evento importante com troca de experiências e bastante aprendizado para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho aqui no Recife, focando na mobilidade ativa e na segurança viária", disse a gestora.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Categoria de Artigo