Trupe da CTTU realiza Operação Volta às Aulas

31.07.19 - 11H47
Trupe da CTTU realiza Operação Volta às Aulas
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

Um efetivo com mais de 80 profissionais fará orientações nas vias mais movimentadas devido à volta às aulas

Nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará mais uma Operação Volta às Aulas na cidade. Ao todo, cerca de 20 localidades serão contempladas com um efetivo de 80 agentes, orientadores de trânsito e artistas educadores da Trupe da CTTU. O objetivo é alertar para uma mobilidade consciente e de respeito mútuo, além de auxiliar os condutores devido ao aumento do volume de veículos nas vias. Entre os locais que vão receber a ação estão as avenidas Rui Barbosa, Engenheiro Abdias de Carvalho, Doutor José Rufino e  Rua Doutor José Maria.

A Trupe da CTTU é formada por um grupo de artistas educadores. Os profissionais trabalham com a linguagem lúdica, a exemplo da Revista Coquetel que será distribuída aos estudantes com atividades de educação no trânsito. O pedagogo da Divisão de Educação da CTTU, Francisco Irineu, destaca a importância de levar ações educativas para as escolas. “Nesses momentos, conversamos com as crianças e com os pais. São dois públicos diferentes e multiplicadores. É comum a dificuldade para se adaptar à nova rotina, então precisamos levar a mensagem de responsabilidade com a vida no trânsito para assumir posturas sensatas”, explica.

No período de férias escolares, existe uma redução média de 250 mil veículos da frota circulante nas vias do Recife, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e pode chegar a mais de 1 milhão com a volta às aulas - um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito da cidade. Dessa forma, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.