Logo PCR

Zona Azul Digital entra em vigor no Recife a partir desta segunda-feira (1º)

30.06.19 - 10H21
Zona Azul Digital entra em vigor no Recife a partir desta segunda-feira (1º)
FOTO: Andréa Rêgo Barros

A partir desde domingo (30), os usuários já podem comprar os créditos para o Cartão de Zona Azul Digital pelo aplicativo do celular

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), dará início, nesta segunda-feira (1º), ao serviço de Zona Azul Digital. A partir deste domingo (30), os usuários que fizeram o download do aplicativo “Zona Azul Recife” já podem comprar os créditos que serão utilizados para ativar a Zona Azul digitalmente. O serviço é mais uma iniciativa de modernização da CTTU e tem como objetivo dar mais praticidade e autonomia aos motoristas para ativar as suas vagas de estacionamento rotativo.
 

Além da compra pelo aplicativo de celular, o condutor poderá, a partir de amanhã, fazer a compra do cartão digital de Zona Azul nos pontos de venda fixos, que aceitarão pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. O usuário deve ir ao ponto de venda mais próximo, efetuar o pagamento, informar a placa do veículo e solicitar a ativação da vaga. Após o processo, será emitido um comprovante de pagamento impresso.

Os veículos não precisarão expor nenhum comprovante de papel, apenas acionar o seu cartão digital, já que a fiscalização será feita exclusivamente com aparelhos eletrônicos pelos agentes de trânsito que estiverem nas vias. O serviço se tornará um importante instrumento de gestão dos estacionamentos rotativos, para subsidiar também o aprimoramento do uso das vagas atuais e a expansão do serviço. 

O período de transição das folhas de papel para os cartões de Zona Azul digital será de 1º a 31 de julho. Nesse tempo, os usuários poderão usar as folhas de papel antigas ou então trocá-las por cartões digitais na sede da CTTU, que fica no bairro de Santo Amaro. Já a partir de 1º agosto, o ativação da vaga será exclusivamente por meio do pagamento no formato digital.

Os idosos residentes no Recife, que têm direito a 20 vagas de Zona Azul gratuitas por mês, continuarão a receber os cartões digitais gratuitos presencialmente na sede da Autarquia, que é realizado conforme agendamento no site cttu.recife.pe.gov.br. Para aqueles idosos que tiverem o aplicativo instalado no smartphone, será fornecido um código de gratuidade para carregamento dos cartões no aplicativo. No caso dos idosos que não utilizarem o aplicativo, será fornecido um código QR impresso para apresentação nos pontos de venda. Na ocasião, o idoso deverá apresentar o documento da credencial de estacionamento especial emitido pela CTTU, um documento de identificação com foto e a CRLV de um veículo, pois a gratuidade das vagas de Zona Azul é fornecida apenas para uma placa.

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito por meio de equipamentos digitais. Os profissionais vão consultar a placa do carro pela própria câmera do smartphone e, em caso de irregularidade, gerar a autuação. 

ZONA AZUL – Atualmente, Recife conta com mais de 3.200 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas ou cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3,00. A multa pra quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Categoria de Artigo