Blitz educativa vai alertar para os perigos do excesso de velocidade no Recife

12.05.23 - 11H35
Blitz educativa vai alertar para os perigos do excesso de velocidade no Recife

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU

CTTU contará com a participação de entidades ligadas ao trânsito para conscientizar condutores sobre respeito aos limites da via. Ação acontece dentro do Maio Amarelo - campanha global por segurança viária


Uma blitz diferente, onde os condutores serão parados para ouvir dicas relativas à segurança viária - com foco nos perigos do excesso de velocidade. É o que vai acontecer na próxima segunda-feira (15), das 8h às 10h, no Cais José Estelita, embaixo do Viaduto Capitão Temudo, quando a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) vai levar entidades parceiras para mais uma ação de conscientização a motoristas e motociclistas. A blitz acontece dentro da programação do Maio Amarelo - campanha global por mais segurança no trânsito e que, no Recife, tem programação durante todo o mês.

A iniciativa também contará com as participações do SAMU Recife, Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado (Sincor-PE). Sob coordenação da CTTU - gestora do trânsito no território do Recife - cada entidade explicará, aos condutores parados na blitz, suas respectivas atribuições, reforçando a mensagem contra o excesso da velocidade permitida em cada via.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa sinistros de trânsito, responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. A OMS avalia que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista aumenta a insegurança. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisa que, em caso de um atropelamento a 80 km/h, os danos causados ao corpo humano seriam equivalentes a despencar do 9° andar de um prédio, praticamente anulando as chances de a vítima escapar com vida. Já se o veículo estiver a 50km/h, as chances de sobrevivência seriam maiores, similares a uma queda do 4° andar, diminuindo a gravidade e a letalidade do impacto.

A expectativa da blitz é parar cerca de 200 veículos, entre automóveis de passeio e motocicletas - com ênfase nestas últimas, pelo alto índice de envolvimento em sinistros de trânsito com vítimas. As abordagens acontecem de dez em dez, com os órgãos participantes se revezando nas explicações. Depois disso, os condutores são liberados. “Trata-se de uma força-tarefa para aproximar ainda mais o poder público da população e explicar sobre os fatores de risco, falar sobre a importância da proteção à vida no trânsito. Além disso, reforça a integração entre as áreas de fiscalização e de educação, que trabalham para mudança de comportamento das pessoas”, informa a gestora de Educação para o Trânsito da Autarquia, Marcela Assis.

Confira, abaixo, outras dicas de segurança viária para motociclistas:

Capacete e outros acessórios - O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas, além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda. Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro, pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. Importante manter a viseira abaixada, pois caso contrário o motociclista está passível de multa. A infração é gravíssima, no valor de R$ 293 e sete pontos na CNH. Além do capacete, não esquecer que é interessante usar calça e jaqueta resistentes, calçados reforçados, com fecho e luvas com aderência, preferencialmente de couro. Isso minimiza o contato da pele com o asfalto em caso de queda. Também é interessante o uso da antena corta pipa para evitar acidentes com cerol.

Crianças - De acordo com o artigo 244 do CTB, o condutor de motocicleta não pode conduzir, na garupa, crianças menores de sete anos ou que não tenha condições de cuidar de sua própria segurança, ou seja, seus pés precisam alcançar pedais. A infração é gravíssima. Já a partir dos sete anos, as crianças precisam de um capacete adequado ao tamanho de suas cabeças para um ajuste adequado.

Manter-se visível – Para diminuir a vulnerabilidade do motociclista, é importante que ele se mantenha visível para os outros condutores. Para isso, é importante não permanecer nos pontos cegos dos carros. Além disso, é importante optar por roupas claras ou chamativas. Os capacetes também podem ter faixas reflexivas.

Manobras seguras, velocidade e respeito à sinalização - De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) todos os veículos devem ultrapassar pela esquerda. Além disso, o motociclista deve procurar visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. A distância deve ser aumentada e a velocidade diminuída no caso de manobras e ultrapassagens, e o motociclista só deve arriscar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente. Os motociclistas, por terem mais possibilidade de andar rápido e porque têm um veículo menor, ultrapassam, com frequência, a velocidade. Entretanto, é importante lembrar que a velocidade das vias foi regulamentada pelo órgão de trânsito com estudos de engenharia de tráfego para garantir a segurança viária das pessoas em todos os modais. Por isso, é necessário estar atento à velocidade para cuidar de si e dos outros no trânsito.

Categoria de Artigo