Campanha do Maio Amarelo iniciou projetos de fiscalização, educação e engenharia de trânsito na cidade

31.05.21 - 14H10
Campanha do Maio Amarelo iniciou projetos de fiscalização, educação e engenharia de trânsito na cidade

 

Foto: Marcos Pastich/PCR

Mais espaço para pedestres, áreas exclusivas para motociclistas nos cruzamentos e novas estratégias de blitze marcaram a campanha do Maio Amarelo em 2021 no Recife e já mostram novas atitudes da política de trânsito da cidade para reduzir ainda mais o índice de mortes nas vias


Para dar mais segurança viária às pessoas e evitar mortes e lesões no trânsito do Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, durante todo o mês, a campanha do Maio Amarelo, aderindo ao movimento de nível global. Nesse período, foram entregues novos projetos de desenho urbano e de conscientização no trânsito, assim como campanhas educativas, novos formatos de fiscalização e publicação de dados estatísticos sobre os sinistros nas vias da cidade.

No início do mês, o Programa Piloto Seguro foi lançado, focando a atenção das equipes de fiscalização, educação e engenharia de trânsito nos motociclistas, que são responsáveis pelos sinistros de trânsito em 15,3% dos casos, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat). Em blitze educativas diferenciadas e com apoio de especialistas da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, os agentes de trânsito informavam os condutores de motos sobre os principais fatores de riscos para mortes e lesões ao pilotar: o afivelamento incorreto do capacete e a velocidade. Além disso, no eixo de educação para o trânsito, foi firmada uma parceria entre SAMU e ifood para oferecer cursos de pilotagem defensiva e primeiros socorros aos entregadores. As equipes de engenharia de trânsito também se juntaram ao Programa Piloto Seguro para implantar motoboxes nas avenidas Norte e Conselheiro Aguiar. Em Fortaleza (CE), esses equipamentos contribuíram para reduzir em até 33% dos sinistros de trânsito, isso porque as motocicletas não ficam mais competindo com os veículos maiores na abertura dos semáforos.

A parceria da CTTU com o SAMU e com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária rendeu, também, uma campanha de mídia de massa, na qual o diretor geral do SAMU Recife, Leonardo Gomes, informou sobre o risco do excesso de velocidade. Foram veiculadas, também, peças educativas nos perfis oficiais da Prefeitura do Recife e da CTTU nos diversos sites de redes sociais. Além disso, com consultoria da Iniciativa, os dados dos sinistros de trânsito do Recife foram publicados por meio do Relatório Preliminar de Mortes no Trânsito do Recife, que mostrou uma tendência de queda no número de mortes no trânsito, além do perfil das vítimas para nortear novas intervenções. A equipe da Emlurb também se uniu à campanha do Maio Amarelo e adesivou caminhões de coleta de lixo, levando informações sobre segurança viária a mais de 10 bairros da capital.

Durante a campanha, aconteceu a 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, que trouxe o tema "Ruas pela Vida". Em carta aberta, o Prefeito João Campos se comprometeu com a implantação de projetos de ruas mais humanas e acessíveis a todos - pedestres, idosos, crianças, pessoas com deficiência - e também com a redução de velocidade em vias locais para diminuir os fatores de riscos de acidentes de trânsito. Na ocasião, foi anunciado, também, novos 10 km de rotas cicláveis, que farão o Recife atingir a marca de 160 km de malha cicloviária.

O compromisso firmado na carta da ONU já rendeu frutos: além dos novos 10 km de ciclofaixas em execução, a Rua do Bom Jesus foi pedestrianizada, a Rua da Palma teve a calçada ampliada de ponta a ponta e a Estrada dos Remédios teve o trânsito ordenado com urbanismo tático para ampliar a área dos pedestres. "Esses novos desenhos urbanos dão maior conforto na circulação de quem anda a pé e, consequentemente, promove segurança viária para todos os atores no trânsito", explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

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