CTTU abre inscrições para seminário que debaterá a infraestrutura viária do Recife

16.05.23 - 13H00
CTTU abre inscrições para seminário que debaterá a infraestrutura viária do Recife

Evento Caminhos Sustentáveis vai acontecer no dia 23 de maio, a partir das 14h, no Centro de Artesanato de Pernambuco, bairro do Recife. A inscrição é gratuita


Para debater a infraestrutura viária do Recife e o espaço dado nas ruas para os diversos meios de transportes, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoverá o Seminário Caminhos Sustentáveis na terça-feira (23). O evento contará com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e da GDCI, referência global em desenho de vias. O encontro acontecerá a partir das 14h, no Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. Para participar, basta fazer a inscrição com o formulário disponível no site da CTTU (cttu.recife.pe.gov.br). Ao todo, 100 pessoas participarão do evento como ouvintes. A ação faz parte da agenda do Maio Amarelo, campanha global de conscientização sobre segurança viária.

A programação contará com palestras de especialistas como Francisco Cunha (Consultor da TGI) e de Eduardo Pompeo (GDCI). Na ocasião, será lançado o Manual de Desenho de Ruas do Recife, que propõe atualizar as diretrizes de desenho para dar prioridade aos meios ativos - pedestres e ciclistas - o que garante mais segurança viária para todas as pessoas.

"Esse evento é um momento para que profissionais da Prefeitura do Recife e sociedade civil possam debater cenários diferenciados para a cidade e compartilhar sonhos de ruas que sejam não apenas de passagem, mas também de encontro, de lazer, de cultura. O manual de desenho urbano é fruto de um trabalho intenso das nossas equipes em pensar o espaço da rua de maneira diferenciada com o objetivo de tornar esses espaços mais democráticos e atrativos para as pessoas", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

MANUAL DE DESENHO DE RUAS DO RECIFE - O Manual de Desenho de Ruas do Recife propõe ser uma nova referência para o planejamento e projetos ligados à mobilidade urbana da cidade. Produto do Plano de Mobilidade do Recife, aprovado em 2021, o manual promove mudanças no ponto de vista da circulação e estabelece novos parâmetros de desenho para todos os usuários da rua, auxiliando na promoção do acesso amplo, seguro, eficiente, sustentável, resiliente e democrático da cidade.