CTTU conscientiza motociclistas de aplicativo sobre boas práticas para maior segurança viária

16.05.23 - 14H54
CTTU conscientiza motociclistas de aplicativo sobre boas práticas para maior segurança viária

Fotos: Hélia Scheppa/PCR

Ao todo, 100 profissionais foram treinados. Informações como a validade do capacete e o uso de equipamentos de segurança previstos em lei foram repassadas nesta terça-feira (16), em ação que faz parte da programação do Maio Amarelo

Focada na segurança viária dos mais vulneráveis no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoveu, nesta terça-feira (16), uma formação com motociclistas entregadores de aplicativo. A ação foi feita em parceria com o Rappi, empresa de entrega. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Honda. Ao todo, 60 motociclistas serão treinados nesta rodada. A CTTU já realizou formação de 120 entregadores em parcerias com outras empresas, como o iFood.

A programação teve quatro horas de duração com uma parte teórica e outra prática. Os participantes receberam dicas de segurança viária e direção defensiva de um batedor da CTTU, que tem experiência no uso de motocicleta nas mais diversas condições na cidade. Informações sobre equipamentos de segurança, velocidade adequada para frenagem e condutas para se proteger no trânsito foram dadas, confira algumas que estão de acordo com a Lei 12.009/2009:

VALIDADE E CONSERVAÇÃO DO CAPACETE – Os capacetes duram, em média, três anos e vem etiquetado na parte de trás do equipamento. É essencial que tenha cinta de jugular e pelo menos quatro fitas reflexivas para que se mantenham visíveis na pista.

MATA-CACHORRO – É um equipamento de proteção para se um animal do porte de um cachorro avançar sobre a roda da motocicleta, evitar a queda do condutor ao afastar o animal com um impacto. Além disso, em caso de haver a queda, o equipamento vai proteger as pernas do motociclista, que está entre as partes do corpo mais vulnerável nesse tipo de veículo.

COMBUSTÍVEIS E MATERIAIS INFLAMÁVEIS – Em caso de um sinistro de trânsito, com queda da motocicleta, é comum haver faíscas no atrito com a pista. Então, transportar combustíveis e produtos inflamáveis torna tudo ainda mais perigoso. As únicas exceções são o gás de cozinha e galões de água de no máximo 13 kg.

CARGA INCOMPATÍVEL COM TAMANHO DA MOTO – Muitas pessoas carregam cargas grandes em motocicletas e isso é perigoso porque mexe no equilíbrio do veículo. As especificações estão na resolução 356 do Contran, mas basicamente não podem tirar a visibilidade do retrovisor e os equipamentos de baú devem ter fitas refletivas para garantir a visibilidade do veículo.

OUTROS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO – Capacetes, joelheiras, coletes com fitas refletivas e corta-pipas também são equipamentos essenciais para motociclistas de entrega.