Fotos: Marcos Pastich/PCR
Uma média de 230 motociclistas foram abordados na manhã desta segunda-feira (3) e receberam orientações sobre os fatores de riscos de sinistros de trânsito, como o excesso de velocidade e o afivelamento incorreto do capacete
Para iniciar as ações do Maio Amarelo no Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou, nesta segunda-feira (3), uma blitz educativa voltada para orientação dos motociclistas. A ação aconteceu na Avenida Governador Agamenon Magalhães e será expandida em vários pontos da cidade ao longo do mês.
De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, no Brasil, em 2019, o público dos motociclistas representou 60% das internações por lesões no trânsito, além disso, o excesso de velocidade e a prática de não afivelar corretamente o capacete são os principais agravantes dos sinistros de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da ação. "A campanha do Maio Amarelo vai focar, principalmente, nos pedestres, ciclistas e motociclistas, que são os mais frágeis no trânsito e nós iniciamos com a ação voltada para os motociclistas porque são os que mais sofrem sinistros no trânsito, então queremos trabalhar com essas pessoas os principais fatores de risco além, é claro, do respeito mútuo no trânsito", destaca a gestora.
Um dos motociclistas abordados foi Marcos Felipe Junior, ele usa o veículo para fazer delivery de alimentação há três anos e contou sobre um sinistro de trânsito que sofreu devido ao excesso de velocidade de um motorista de carro. "Eu acho importante esse tipo de ação para que as pessoas tenham cada vez mais respeito umas às outras no trânsito e sigam as orientações para segurança, vejo acidentes de trânsito diariamente com colegas motociclistas e tudo isso acontece por imprudência de alguém, então precisamos ter mais respeito pela vida", disse o entregador.
MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.