CTTU inicia sinalização para novo projeto de mobilidade na região de Setúbal, na Zona Sul

19.04.22 - 15H07
Arte

Intervenção contará com mudança de circulação de veículos, ampliação de áreas de pedestres com urbanismo tático, requalificação de ciclofaixa na área e, ainda, expansão da Faixa Azul da Avenida Visconde de Jequitinhonha


 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciou, nesta terça-feira (19), a implantação de mudanças na mobilidade na localidade de Setúbal, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O projeto foi desenvolvido a partir de reuniões com os moradores e vai contemplar todos os meios de transporte. Haverá um novo plano de circulação de veículos, além da ampliação de faixas de pedestres e das áreas de calçadas com urbanismo tático para tornar as travessias mais seguras. A Ciclofaixa Visconde de Jequitinhonha será requalificada e a Faixa Azul também será ampliada. O projeto será finalizado em até 45 dias. Por isso, é importante que os condutores fiquem atentos à sinalização que será instalada no local.

 

Com a mudança de circulação, as ruas Luiz Pimentel e João Eugênio do Lima passarão a ter sentido único em direção à Rua Visconde de Jequitinhonha. Já as ruas Izabel Magalhães, Cônego Romeu e Leon Helmer seguirão com sentido único na direção contrária. A Rua Antônio Passos terá o sentido único implantado em toda a sua extensão e seguirá em direção à Rua Capitão Zuzinha. O objetivo é melhorar a fluidez dos veículos e ordenar o trânsito na região.

 

As vias da área também serão redesenhadas com uso de urbanismo tático para tornar as travessias mais seguras com ampliação das calçadas. Ao todo, serão mais de 1.160 m² ampliados para os pedestres em 53 peças de urbanismo tático e 48 faixas de pedestres implantadas e requalificadas. Os redesenhos nas vias serão feitos, principalmente, nas esquinas, com o objetivo de reduzir a calha viária nos giros entre uma via e outra e, dessa forma, diminuir a velocidade dos veículos para aumentar a segurança viária de todos no local. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

 

Será feita, também, uma requalificação de sinalização viária no entorno da Ciclofaixa Jequitinhonha, com elementos de urbanismo tático e reforço nas faixas de pedestres para induzir à redução de velocidade nas interseções das vias do bairro com rota ciclável, o que garante mais segurança viária aos ciclistas. Além disso, a Faixa Azul da Avenida Visconde de Jequitinhonha será ampliada em 0,5 km, até o limite com a cidade de Jaboatão, a partir da Rua Armindo Moura, atingindo, assim, a dimensão metropolitana no corredor Centro – Sul, que já tem 8,7 km somados entre as avenidas Herculano Bandeira, Domingos Ferreira e Visconde de Jequitinhonha.

 

“A intervenção na área de Setúbal é feita de forma completa na área e vai beneficiar pessoas que utilizam todos os meios de transporte. Tudo foi debatido junto à comunidade para atender a necessidade de todos e levar mais segurança e conforto na mobilidade dos cidadãos”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.