CTTU monta esquema especial para volta às aulas no Recife

01.02.24 - 10H19
CTTU monta esquema especial para volta às aulas no Recife

Foto: Josenildo Gomes

Além do tradicional reforço das equipes nas regiões com maior número de escolas, a Operação Volta às Aulas terá a participação de artistas educadores da Liga da CTTU

 Com o retorno às aulas, o trânsito do Recife tem um aumento de fluxo de cerca de 25% no número de veículos. Pensando nisso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) inicia, na manhã desta quarta-feira (31), a Operação Volta às aulas, com o objetivo de chamar a atenção de todos para o respeito no trânsito, sobretudo em áreas escolares. As ações terão início no final de janeiro, mas seguirão até a primeira semana de março. Ao longo desse período a Operação Volta às Aulas contará com a participação de artistas-educadores, material educativo, máscaras e tótens com os personagens da Liga da CTTU, além de levar informação com atividades lúdicas no entorno e dentro das escolas.

O esquema trará reforço na atuação de agentes principalmente nos bairros de Areias, Boa Viagem, Graças, Espinheiro e Várzea, onde há uma maior concentração de unidades de ensino. Além disso, nesse retorno às aulas é importante que os pais e responsáveis estejam atentos na hora de contratar o transporte escolar - veículos regulamentados garantem condições de segurança e conforto aos alunos. É importante salientar que por estar em jogo a segurança viária de crianças e adolescentes, a punição para os condutores flagrados fazendo o transporte escolar irregular é a apreensão do veículo e a aplicação de uma multa de R$ 5.866,39. “Essas ações da Operação Volta às Aulas são de extrema importância, sendo mais uma oportunidade de orientar todos que fazem o trânsito sobre a importância da segurança viária e com os artistas educadores levamos de forma lúdica essa conscientização para os alunos da rede escolar”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS - A operação volta às aulas reúne uma série de ações para garantir a segurança viária dos estudantes no caminho da escola. A equipe de atendimento aos Transportes Especiais intensifica as ações dos transportes escolares para regularizar o serviço. O setor de engenharia intensifica a sinalização de áreas escolares para alertar os condutores sobre a necessidade de não exceder o máximo de 30 km/h na velocidade devido à grande demanda de pedestres crianças nesses locais. Além disso, as equipes de fiscalização e de educação para o trânsito reforçam as ações para orientar os condutores quanto à formação de fila dupla e estacionamento irregular, práticas que prejudicam a mobilidade.