CTTU participa do maior evento sobre Cidades Inteligentes da América do Sul

26.03.25 - 10H22
CTTU participa do maior evento sobre Cidades Inteligentes da América do Sul

SmartCity Expo, em Curitiba, reunirá especialistas e gestores que abordarão soluções para municípios sustentáveis e inclusivos. Redesenho urbano em vias do Recife - que provocou redução média de 37% nos sinistros de trânsito - será apresentado aos participantes.

A partir desta terça-feira (25), técnicos das áreas de engenharia e fiscalização da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão presentes no SmartCity Expo Curitiba, o maior evento da América do Sul dedicado à inovação urbana e soluções sustentáveis. Com o tema "Transformando Cidades: Construindo Felicidade",  o SmartCity ocorrerá até o dia 27 de março e abordará temas cruciais, como mudanças climáticas, requalificação urbana, governança, transformação digital e cidades mais inclusivas e humanizadas.

Entre os técnicos da CTTU que participam do evento está a gerente geral de Engenharia de Trânsito, Kelly Pereira. “O Recife tem avançado significativamente na criação de comunidades sustentáveis, onde a mobilidade e a segurança viária são acessíveis a todos, promovendo qualidade de vida. Nossas equipes estão continuamente em busca das melhores práticas para redesenhar as vias e devolver a cidade para as pessoas, garantindo uma maior vivência e democratização do espaço urbano”, afirma a gestora.

Exemplos de inovação incluem o redesenho urbano em comunidades, que levaram a uma redução média de 37% dos sinistros de trânsito nas áreas contempladas. A transformação da Rua Silva Jardim, no bairro do Jordão, envolveu uma parceria entre as secretarias de Inovação Urbana e Educação, permitindo à CTTU e às Autarquias de Urbanização do Recife (URB) e de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) ouvir as comunidades escolares na elaboração do projeto. A participação ativa das crianças e seus responsáveis foi fundamental para a definição de elementos como a praça e as áreas de lazer.

Outra iniciativa inovadora da cidade foi a criação do Manual de Desenho de Ruas, um documento pioneiro que defende a ideia de que as ruas não devem ser apenas vias de transporte, mas também espaços para comércio, lazer, cultura e convivência. O manual estabelece novas diretrizes para Recife, com ênfase na mobilidade sustentável e segura, acessível para todos os cidadãos.