Gestor da CTTU apresenta avanços da mobilidade sustentável para universitários

24.11.22 - 10H08
Gestor da CTTU apresenta avanços da mobilidade sustentável para universitários

A palestra "Mobilidade ativa: urbanismo tático e ciclovias" reuniu estudantes de arquitetura e urbanismo da Faculdade Damas, na Zona Norte.


Nesta quarta-feira (23), o gerente de projetos cicloviários da CTTU, Antônio Henrique Cavalcanti, apresentou a palestra "Mobilidade ativa: urbanismo tático e ciclovias" para debater os avanços do Recife no que diz respeito à mobilidade sustentável. O encontro reuniu estudantes de arquitetura da Faculdade Damas.

Aproximadamente 67% do território do Recife é de áreas de morro. Ainda assim, o Recife avançou em mais de 600% nas estruturas de rotas cicláveis desde 2013. Atualmente, a capital pernambucana possui 170 km de malha cicloviária e mais de 1.300 vagas para bicicletas em paraciclos. O Recife tem investido em rotas que se interliguem umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 73,39 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, já são 90,31 km conectados. Lugares como Largo do Luiz, Jardim Monte Verde, Rua da Palma, Rua das Oficinas e o bairro do Rosarinho receberam sinalizações, ciclofaixas, marcações e espaços para circulação e lazer de pedestres.Para Antonio Henrique, essas mudanças na mobilidade possibilitam a grande parte da população mais segurança e qualidade de vida. "Trabalhamos para que todas as pessoas sejam incluídas no espaço da cidade e isso é essencial para que as áreas sejam mais democráticas, para que a cidade seja mais humanizada e, principalmente, para reduzir as mortes no trânsito", destaca Antônio Henrique.

O professor do curso de arquitetura da Faculdade Damas, Marcos Luna, reforçou a urgência de uma mobilidade cada vez mais sustentável para o bem estar da população. “Este processo civilizatório busca dar mais prioridade às pessoas e não aos carros, finalmente estamos conquistando este desenvolvimento”, celebra.

Categoria de Artigo