
FOTO: Daniel Tavares/PCR
A Trupe da CTTU tem como objetivo a conscientização das crianças como estratégia para multiplicar os ensinamentos de um trânsito seguro e consciente. Neste ano, a ação também terá o intuito de conscientizar pais e alunos sobre os cuidados e a importância do Transporte Escolar regulamentado pela CTTU. De acordo com o coordenador do Programa municipal de Educação para o Trânsito, Francisco Irineu, a Operação Volta às Aulas visa reforçar a responsabilidade que cada cidadão tem no trânsito. "A ação mobiliza não só os alunos, pais e as escolas, mas toda a população, sobretudo as pessoas que circulam em área escolar, seja de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. Elas observam as dicas que são passadas pela CTTU, multiplicam essas informações com outras pessoas e passam a assumir posturas mais responsável no trânsito", explica.
No período de férias escolares, existe uma redução média de 250 mil veículos da frota circulante nas vias do Recife, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e pode chegar a mais de 1 milhão com a volta às aulas - um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Dessa forma, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada. Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.
TRANSPORTE ESCOLAR - A Prefeitura do Recife, através da CTTU, incentiva o uso do Transporte Escolar regulamentado, uma vez que, além de ser uma opção segura para os alunos, o serviço diminui o número de veículos que circula nas ruas da cidade no horário de pico. Em média, a CTTU regulamenta cerca de 800 veículos todos os anos.