Prefeitura do Recife inicia teste de implantação de área de proteção ao ciclista na Via Mangue

12.04.18 - 14H38
Iniciativa tem como objetivo permitir que os grupos de atletas realizem treinamentos no espaço público com mais segurança viária

A Prefeitura do Recife, por meio Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, inicia, a partir deste sábado (14), testes para criação da primeira Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), na pista oeste da Via Mangue, sentido Cidade/Subúrbio. O projeto consiste em interditar os cerca de 4,5km extensão da via para a circulação de veículos das 4h às 8h com o objetivo de garantir um espaço seguro para ser utilizado para treino de grandes grupos de ciclistas e triatletas. O período de teste ainda acontecerá nos sábados 21 e 28 de abril. Após esses três dias, a CTTU vai avaliar a experiência e, caso seja bem sucedida, poderá tornar a APCC permanente nos dias úteis, nos horários de 4h às 6h.

De acordo com o gerente geral de Operação e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz, a ação será realizada principalmente com o intuito de  garantir a segurança viária dos atletas. "O dia e horário para os testes serem realizados, interditando a pista oeste da Via Mangue, não vão comprometer a mobilidade da área, uma vez que o volume de veículos neste momento é bastante reduzido no sentido Cidade/Subúrbio. Além disso, a rota alternativa a este caminho também é bastante conhecida pela população. Dessa forma, vamos destacar efetivo especial para realizar a operação e garantir que os ciclistas utilizem a área com mais conforto e sem risco de acidentes de trânsito", afirmou.

Já a secretária executiva de Esporte do Recife, Yane Marques, ressalta a importância da ação para os atletas. "Estamos em constante contato com a comunidade esportiva para, cada vez mais, atender a demanda de todos. Esta ação atende um anseio antigo dos ciclistas e triatletas que sempre procuram por um espaço seguro de treino", afirmou.

Nos horários de interdição da pista oeste da Via Mangue, o condutor que deseja acessar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. Já os condutores que pretendem acessar os demais bairros da Zona Sul da cidade deverão utilizar a Avenida Domingos Ferreira.