Prefeitura do Recife treina agentes para fiscalização baseada em dados e prevenção de mortes no trânsito

26.06.25 - 15H19
	Workshop Planejamento Operacional

Foto: Josenildo Gomes/CTTU

Treinamento é promovido pela GRSP, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, e traz o enfoque de Visão Zero para gestão de fiscalização de trânsito

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), deu início a um treinamento voltado aos seus agentes de trânsito, com foco no planejamento de operações de fiscalização. A formação, realizada pela Global Road Safety Partnership (GRSP), organização parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), segue até a quinta-feira (27) e vai treinar 30 agentes de trânsito líderes de equipes.

 

O primeiro dia de atividades abordou o uso de dados e evidências para orientar ações em campo. Foram discutidos temas como definição de objetivos, fatores a considerar em operações e construção de planos de fiscalização. A proposta parte da ideia de responsabilidade compartilhada para alcançar a Visão Zero - estratégia que parte do princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

 

Lesões causadas por sinistros já estão entre as principais causas de morte no mundo e, segundo a OMS, devem ocupar o quinto lugar até 2030. O Brasil aparece como o terceiro país com mais mortes no trânsito. Nesse cenário, a fiscalização é apontada como uma ferramenta-chave para reduzir riscos e evitar fatalidades.

 

Um dos principais pontos trabalhados na capacitação foi o excesso de velocidade. Reduzir a velocidade média nas vias é uma das formas mais eficazes de minimizar a gravidade dos sinistros e proteger usuários mais expostos, como pedestres e motociclistas. O segundo dia da formação acontece nesta quinta-feira (27), com aprofundamento dos conteúdos e discussão de estratégias específicas para o contexto do Recife.