Infrações mais cometidas em 2022 ainda revelam comportamento de risco dos condutores recifenses

15.12.22 - 09H45
Infrações mais cometidas em 2022 ainda revelam comportamento de risco dos condutores recifenses

Foto: Marcos Pastich/PCR

Texto: Neide Andrade

Excesso de velocidade ainda se mostrou campeão de desrespeito, mas de 2020 para 2021 as fatalidades diminuíram em 19% e, de 2021 para 2022, os flagrantes por excesso de velocidade em até 20% da máxima permitida diminuíram em 18%. Campanhas educativas reforçam comportamentos positivos entre motoristas.

Entre os principais fatores de risco de sinistros de trânsito no planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão o excesso de velocidade e o uso de celular ao volante. A  Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) analisou as infrações mais cometidas no ano de 2022 no município e observou que a norma mais burlada pelos condutores foi o limite de velocidade em até 20% do máximo regulamentado na via - o que corresponde a 32% das infrações cometidas no Recife em 2022.  As práticas de avanço de semáforo e de dirigir utilizando o telefone celular foram a quarta e quinta mais cometidas, respectivamente. O estacionamento irregular, que, quando feito sobre travessias ou calçadas, coloca pedestres em risco na via, foi a segunda infração mais cometida. Já a terceira mais registrada foi a de transitar na faixa azul, que prejudica a mobilidade do transporte público coletivo.

As ações de fiscalização de trânsito estão integradas com as ações de educação, como recomenda o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Em 2022, o excesso de velocidade foi tema de duas campanhas de mídia de massa desenvolvidas pela Prefeitura do Recife. Além disso, a CTTU realizou A Melhor Blitz de Todas, na qual os condutores eram parabenizados quando respeitavam os limites de velocidade regulamentados nas vias. Ao todo, mais de mil condutores foram abordados em blitze educativas e mega operações realizadas em parceria com outros órgãos como Detran, PRF, Samu e Operação Lei Seca.

“Nós ficamos felizes em ver os avanços da CTTU para coibir práticas como o excesso de velocidade tendo efeito tanto na redução dessas infrações de comportamento de risco, quanto na redução do número de mortes no trânsito que estamos tendo ano a ano, mas continuamos alerta com o excesso de velocidade como a infração mais cometida porque esse é o principal fator de risco. Se queremos reduzir mortes no trânsito, precisamos da conscientização de todas as pessoas para comportamentos mais seguros”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Em 2022, a CTTU também aumentou a fiscalização eletrônica de velocidade com 11 novos equipamentos em locais com maior índice de sinistros de trânsito, como as avenidas Norte, Agamenon Magalhães e Caxangá. O setor de engenharia de trânsito também intensifica a sinalização viária para informar ao condutor sobre a velocidade máxima regulamentada e sobre a necessidade de reduzir a velocidade em áreas escolares. Todas essas ações foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), referência global no que diz respeito às boas práticas para reduzir mortes no trânsito. As políticas têm surtido o efeito de uma diminuição nas vítimas fatais. De 2020 para 2021, as fatalidades diminuíram em 19% e, de 2021 para 2022, os flagrantes por excesso de velocidade em até 20% da máxima permitida diminuíram em 18%, apesar da intensificação da fiscalização, isso demonstra um maior índice de respeito dos condutores, mas ainda é a infração mais cometida.

A segunda infração mais cometida em 2022 foi a de estacionar em desacordo com a regulamentação, que coloca em risco, especialmente, os pedestres que utilizam calçadas e travessias; a terceira no ranking foi o desrespeito à faixa exclusiva para ônibus, que prejudica a mobilidade do transporte coletivo; o avanço de sinal vermelho ou parada sobre a faixa foi a quarta infração mais cometida, que revela comportamentos inseguros nos cruzamentos da cidade; em quinto lugar, foi o registro de dirigir segurando o telefone celular, que está entre os principais fatores de riscos elencados pela OMS.

Os comportamentos de risco geram ocorrências que sobrecarregam o sistema de saúde. Até o momento, em 2022, o Samu Recife contabilizou mais de 5 mil registros envolvendo sinistros de trânsito com lesionados. "É importante que os condutores estejam atentos porque o respeito às leis de trânsito, além de salvar vidas, tira a sobrecarga do sistema de saúde. Identificamos muitas ocorrências de pessoas lesionadas no trânsito e são situações que podem ser evitadas com a velocidade adequada e a atenção necessária ao dirigir", explica Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Recife.

O especialista em fiscalização de trânsito e coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, André Correia, destaca a importância da fiscalização de trânsito na promoção da política de redução de mortes no trânsito. “É importante destacar que infrações de trânsito refletem como é o comportamento do trânsito em determinada cidade. Nós temos que entender, também, que a fiscalização de trânsito tem um papel fundamental dentro desse grande sistema de segurança viária que envolve educação para o trânsito, engenharia eficaz por meio das vias seguras e o braço da fiscalização. E fiscalização nada mais é do que fazer com que as normas que estão estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro sejam cumpridas para o bem maior: para resguardar o bem de toda a população, que é o direito à vida e ao trânsito seguro”.

Categoria de Artigo