Desde 2021, a Prefeitura do Recife realiza campanhas de mídia de massa focadas em salvar vidas no trânsito. Os produtos são feitos com metodologias comprovadas em todo o mundo, estabelecendo causas e consequências dos fatores de risco dos sinistros de trânsito para fomentar práticas que respeitem as leis de trânsito e conscientizem as pessoas. O tema mais abordado pela cidade do Recife é o excesso de velocidade, destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como responsável por mais de 50% das mortes no trânsito de países subdesenvolvidos.
Todas as campanhas são lançadas em paralelo a operações de fiscalização de trânsito, cuja abordagem dos agentes e materiais educativos reforçam a mensagem e, com isso, o efeito da ação é potencializado.
As campanhas de mídia de massa foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), no eixo de comunicação.
|
Em 2022, a campanha teve como público alvo principal os motociclistas e trouxe a informação de que a adequação de velocidade é necessária. Utilizando a metodologia de trazer causa e consequência, a história contada no vídeo traz pessoas comuns que, por quererem chegar logo aos seus destinos, aceleram um pouco mais. A informação de que 5 km/h a mais pode ser fatal tem o objetivo de mudar o comportamento das pessoas e evitar as mortes e lesões no trânsito. |
Durante o Maio Amarelo de 2024, a Prefeitura do Recife realizou uma série de vídeos testemunhais e publicou em suas redes sociais. O primeiro vídeo foi protagonizado por um médico, Doutor Leonardo Gomes, socorrista e coordenador do Samu Recife, que apresenta dados de vítimas feridas e fatais e faz o apelo contra o excesso de velocidade. "Desacelera, no trânsito, não há segunda chance" é o mote da campanha, que tem como principal público alvo os motociclistas do Recife que, pela primeira vez, foram as principais vítimas fatais na cidade. |
Kelly Januário foi mãe de João Vitor, um jovem que morreu aos 18 anos de idade vítima de um sinistro de trânsito com motociclistas. Ela contou a sua história durante o Maio Amarelo de 2024 para alertar as pessoas, especialmente jovens que andam de motos, sobre o risco do excesso de velocidade. O vídeo foi exibido nas redes sociais da Prefeitura do Recife e traz o pedido que "Desacelere, pois, no trânsito, não há segunda chance". O material foi veiculado em paralelo às operações de fiscalização, que também traziam material informativo e de comunicação sobre assunto, além de dados evidenciando a necessidade da mudança de comportamento de motociclistas, que são as principais vítimas feridas e fatais no Recife. |