Campanhas de mídia de massa

Desde 2021, a Prefeitura do Recife realiza campanhas de mídia de massa focadas em salvar vidas no trânsito. Os produtos são feitos com metodologias comprovadas em todo o mundo, estabelecendo causas e consequências dos fatores de risco dos sinistros de trânsito para fomentar práticas que respeitem as leis de trânsito e conscientizem as pessoas. O tema mais abordado pela cidade do Recife é o excesso de velocidade, destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como responsável por mais de 50% das mortes no trânsito de países subdesenvolvidos.

Todas as campanhas são lançadas em paralelo a operações de fiscalização de trânsito, cuja abordagem dos agentes e materiais educativos reforçam a mensagem e, com isso, o efeito da ação é potencializado.

As campanhas de mídia de massa foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), no eixo de comunicação.

Em 2021, no contexto da pandemia da Covid-19, o Recife lançou uma campanha em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um médico, Doutor Leonardo Gomes, alertou que o excesso de velocidade pode causar mortes ou lesões graves e que o sistema de saúde precisava concentrar os seus esforços no combate ao vírus. A campanha foi a primeira de mídia de massa sobre segurança viária no Recife e marcou a integração entre o Samu e a CTTU no eixo de comunicação.

Em 2022, a campanha teve como público alvo principal os motociclistas e trouxe a informação de que a adequação de velocidade é necessária. Utilizando a metodologia de trazer causa e consequência, a história contada no vídeo traz pessoas comuns que, por quererem chegar logo aos seus destinos, aceleram um pouco mais. A informação de que 5 km/h a mais pode ser fatal tem o objetivo de mudar o comportamento das pessoas e evitar as mortes e lesões no trânsito.

A Melhor Blitz de Todas foi uma ação da Prefeitura do Recife que parabenizava motoristas que respeitavam o limite máximo de velocidade na via. O objetivo era trazer uma recompensa para esses condutores e reconhecer que a atitude de andar seguro salva vidas diariamente no trânsito da cidade. A ação foi feita em 2022, durante a Semana Nacional do Trânsito.

Durante o Maio Amarelo de 2023, o Recife lançou uma campanha que recontava a história da Tragédia da Tamarineira, um sinistro de trânsito que mudou, para sempre, a história de uma família. Miguel, que perdeu a esposa e o filho na ocorrência, aparece com a filha, Marcela, que teve lesões graves após o carro se chocar com um condutor que avançou o semáforo em alta velocidade e sob efeito de álcool. O pai apela para o respeito às leis de trânsito para que nenhuma vida seja perdida novamente.

Durante o Maio Amarelo de 2024, a Prefeitura do Recife realizou uma série de vídeos testemunhais e publicou em suas redes sociais. O primeiro vídeo foi protagonizado por um médico, Doutor Leonardo Gomes, socorrista e coordenador do Samu Recife, que apresenta dados de vítimas feridas e fatais e faz o apelo contra o excesso de velocidade. "Desacelera, no trânsito, não há segunda chance" é o mote da campanha, que tem como principal público alvo os motociclistas do Recife que, pela primeira vez, foram as principais vítimas fatais na cidade.

Kelly Januário foi mãe de João Vitor, um jovem que morreu aos 18 anos de idade vítima de um sinistro de trânsito com motociclistas. Ela contou a sua história durante o Maio Amarelo de 2024 para alertar as pessoas, especialmente jovens que andam de motos, sobre o risco do excesso de velocidade. O vídeo foi exibido nas redes sociais da Prefeitura do Recife e traz o pedido que "Desacelere, pois, no trânsito, não há segunda chance". O material foi veiculado em paralelo às operações de fiscalização, que também traziam material informativo e de comunicação sobre assunto, além de dados evidenciando a necessidade da mudança de comportamento de motociclistas, que são as principais vítimas feridas e fatais no Recife.