Novas intervenções na Rua São Miguel, em Afogados, vão levar mais segurança viária aos pedestres da região

19.09.25 - 17H10
Novas intervenções na Rua São Miguel, em Afogados, vão levar mais segurança viária aos pedestres da região

Mudança de circulação, travessias semaforizadas, mais espaços para pedestres e adequação de velocidade fazem parte do plano da Prefeitura do Recife para reduzir o número de vítimas de trânsito no local.

 

Para aumentar a segurança viária de pedestres, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou uma série de intervenções na Rua São Miguel, em Afogados, na Zona Oeste. As mudanças passarão a valer a partir desta segunda-feira (22). A área reúne diversos pontos de interesse que atraem pessoas a pé, como estações de metrô, igrejas, escolas, restaurantes e hospitais, o que intensifica o fluxo de pedestres. O projeto, idealizado em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), envolve redesenho urbano, implantação de travessias semaforizadas, adequação de velocidade e uma mudança de circulação.

 

Serão acrescentadas dez novas travessias de pedestres, sendo cinco delas semaforizadas, para garantir oportunidades de passagem mais seguras. Além disso, alguns locais receberão ilhas de refúgio para pedestres, reforçando a segurança durante a travessia. O estudo que embasou o projeto identificou pontos críticos para pedestres, seja pelo excesso de velocidade de veículos, seja pela ocorrência de colisões entre carros e motocicletas.

 

A intervenção foi projetada a partir da investigação de dados de sinistros de trânsito, que revelou oito vítimas fatais — sendo 50% motociclistas — entre 2017 e 2024, além de 239 vítimas feridas entre 2021 e 2024, sendo 72% motociclistas. Com base nisso, foram feitas intervenções para ordenar o trânsito, com readequação de velocidade, mudança de circulação e redesenho urbano, com o objetivo de evitar conflitos entre veículos e pedestres.

 

MUDANÇA DE CIRCULAÇÃO – O trecho com o maior número de sinistros de trânsito, totalizando 26,4% das vítimas, foi entre as ruas Vereador Francisco de Paula Santana e Manoel de Albuquerque Fernandes. Para facilitar a travessia dos pedestres e diminuir o conflito entre os veículos, foi implantada mão única nessas duas vias. Dessa maneira, os condutores que vêm da Rua São Miguel e desejam acessar a Rua Manoel de Albuquerque deverão girar nas ruas Vereador Francisco de Paula Santana e Vicente Ribeiro para, então, acessar a Rua Manoel de Albuquerque Fernandes.

 

Será feita ainda, uma readequação de velocidade de 60 km/h para 50 km/h, medida que reduz significativamente o risco de morte em atropelamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um atropelamento a 60 km/h oferece uma chance de sobrevivência de apenas 2%; esse número aumenta para 20% quando o veículo está a 50 km/h.

 

“Este projeto utiliza diferentes estratégias para garantir a segurança viária dos pedestres, que são os mais frágeis no trânsito. É uma importante intervenção de engenharia viária que integra sinalização, redesenho urbano, adequação de velocidade e análise dos dados de sinistros para concentrar os esforços onde há maior necessidade. Vamos continuar acompanhando os sinistros de trânsito, mas esperamos reduzir esses números e salvar vidas”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.