O Recife apresenta seus avanços na gestão de dados de sinistros de trânsito para cidades da América Latina

19.10.22 - 10H20
O Recife apresenta seus avanços na gestão de dados de sinistros de trânsito para cidades da América Latina

Encontro latino-americano de coordenadores de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organizado pela Vital Strategies, reuniu gestores de mobilidade de 11 cidades da América Latina em Guadalajara (México). A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, apresentou os avanços do município.

O Recife tem avançado na sua gestão de dados de sinistros de trânsito por meio da integração entre a plataforma de dados da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), iniciativa que representa não apenas a transparência na gestão de mobilidade, mas possibilita que as ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito sejam direcionadas aos locais com mais sinistros e os investimentos sirvam para coibir os principais fatores de riscos, potencializando os efeitos da gestão em diminuir as mortes no trânsito. Nesta segunda-feira (17), a CTTU apresentou a gestores e especialistas de mobilidade urbana de toda a América Latina - reunidos em Guadalajara, no México - seu trabalho de integração dos bancos de dados de sinistros de trânsito entre os diversos órgãos. Encontro latino-americano de de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), organizado pela Vital Strategies, tem o objetivo de promover a troca de experiências entre as cidades. O Recife foi representado com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, e a coordenadora local de gestão de dados da BIRGS, Amanda Maria da Conceição.

"Foi importante essa troca de informações e conseguimos mostrar que o Recife tem avançado na qualidade desses dados, sobretudo na análise desses dados, que não são coletados apenas pela CTTU, mas também pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Defesa Social e os avanços têm se revelado com um bom resultado de redução de sinistros de trânsito, sobretudo no que diz respeito a vítimas fatais em nossa cidade", destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

"O evento de hoje reuniu representantes de 11 cidades da América Latina para discutir os avanços nos processos de construção de sistemas integrados em dados de mortes e lesões no trânsito. A importância desses sistemas integrados é a de melhorar a qualidade da informação que se tem em nível local para poder orientar políticas públicas. Em segurança viária é quase impossível que uma só fonte de dados tenha todas as informações críticas necessárias analíticas do dia a dia. Então é necessário rotineiramente estar integrando essas fontes com outras fontes externas, como polícia, saúde, hospitais”, diz Ezequiel Dantas, assessor técnico regional de dados de mortes e lesões no trânsito pela Vital Strategies, parceira da BIRGS.

“O Recife é um dos exemplos que vem seguindo esse rumo de construir um sistema integrado e vem analisando essa viabilidade para integrar os dados que vêm dos agentes de trânsito com outros órgãos. Com isso, a gestão tem uma melhor recepção de onde estão ocorrendo os sinistros graves de trânsito, quem está se envolvendo e de que horas os sinistros estão acontecendo. Com todas essas informações, o Recife consegue planejar melhor as ações de mortes e lesões no trânsito”, completa o gestor.

Na continuação da agenda, as gestoras do Recife seguirão para Cidade do México, na sexta-feira (21), para apresentar os avanços na rede de transporte da cidade a convite da GDCI, organização de referência em mobilidade urbana e desenho de ruas. Serão expostos o ganho de tempo de viagem com a implantação das faixas azuis para pessoas que utilizam o transporte coletivo. Calcula-se que mais de 1 milhão de passageiros sejam beneficiados na capital pernambucana.

Categoria de Artigo