PCR entrega Rua da Palma requalificada e com mais espaço para os pedestres

27.05.21 - 15H23
PCR entrega Rua da Palma requalificada e com mais espaço para os pedestres

Foto: Diego Nigro/PCR

Este é o segundo projeto que traz o foco no pedestre depois que o Prefeito João Campos assinou a carta da ONU se comprometendo com desenhos mais sustentáveis e acessíveis a pedestres e ciclistas, o primeiro foi a Rua do Bom Jesus

Com uma atuação na gestão de mobilidade cada vez mais focada na redução de sinistros de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, nesta sexta-feira (28), um projeto inovador para a Rua da Palma, na área central da cidade. A intervenção beneficiará mais de 1.700 pedestres que passam na via diariamente, mais pessoas do que as que estão nos carros que são cerca de 190 diariamente. Requalificada, a Rua da Palma terá as calçadas alargadas para dar mais segurança aos pedestres. O projeto foi desenvolvido em parceria com a NACTO-GDCI, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança viária, instituições de referência mundial em mobilidade urbana. As ações fazem parte da programação da campanha do Maio Amarelo no Recife.

Para receber o novo desenho de via, a Rua da Palma passou por um recapeamento, realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a CTTU implantou a sinalização do urbanismo tático, alargando as calçadas em mais de 1.000 m². Além disso, a via receberá mobiliário urbano, que auxiliará, também, na mobilidade e acesso aos comércios locais. O diálogo com os comerciantes da via foi feito em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Dircon), que possibilitou a redução de vagas de estacionamento para ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança viária a esse público.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância das parcerias na intervenção. “O Maio Amarelo tem mostrado para toda a cidade que uma política de redução de mortes no trânsito também se faz com parcerias. Aqui, na Rua da Palma, tivemos o recapeamento da Emlurb, a ordenação do comércio informal com a Dircon e a consultoria do projeto com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. Então, é assim, unindo as forças, que vamos entregar intervenções necessárias para os recifenses", diz.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Durante a 6ª Semana Global de Segurança Viária da ONU, o Prefeito João Campos assinou a carta "Ruas Pela Vida", na qual se comprometeu com a redução de velocidade nas vias locais e desenhos de ruas mais humanizados e sustentáveis, focados na segurança viária e na mobilidade de todas as pessoas, incluindo idosos, crianças e pessoas com deficiência e baixa locomoção. Desde lá, já foi entregue a Rua do Bom Jesus, completamente pedestrianizada e, agora, a Rua da Palma, com o alargamento de calçada.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês)