PCR recebe manual com diretrizes de políticas públicas sustentáveis pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária

26.01.21 - 14H37
PCR recebe manual com diretrizes de políticas públicas sustentáveis pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, e o secretário de Política Urbana a Licenciamento, Leonardo Bacelar, receberam o "Guia Global de Desenho de Ruas", para implantação de políticas sustentáveis


Como afirmação de um compromisso para mobilidade sustentável no Recife, os gestores da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) receberam, nesta terça-feira (26), o Guia Global de Desenho de Ruas, produzida pela Nacto, organização que é referência no mundo para incentivo da mobilidade sustentável.

Entre 2013 e 2020, o Recife avançou em mais de 500% no crescimento da malha cicloviária e, ainda, inovou com a implantação de áreas de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, uma solução eficiente e de rápida implantação para ampliar os espaços de pedestres na cidade. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, afirmou que as metas para a nova gestão são ampliar ainda mais esses equipamentos. "Para os próximos quatro anos, a nossa meta é aumentar em 100 km a malha cicloviária da cidade e ampliar ainda mais as áreas para pedestres com urbanismo tático, uma prática que tem dado certo e a população tem recebido de forma positiva. A parceria com a Iniciativa Bloomberg tem nos ajudado a alcançar essa meta", explicou.


O documento foi entregue pelo coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg no Recife, Gustavo Sales, que destacou os avanços que a cidade tem conquistado. "Desde 2020, a Iniciativa Bloomberg se tornou parceira do Recife para aderir a boas práticas no trânsito e os técnicos e gestores têm demonstrado receptividade em aprimorar o bom trabalho que já vinham fazendo. A entrega desse documento é um marco no início da nova gestão para avançar ainda mais", disse.

GUIA GLOBAL DE DESENHO DE RUAS - O documento apresenta diretrizes para um trânsito mais humanizado entre pessoas e transportes, além de trazer a perspectiva de mobilidade focada nas pessoas, priorizando a mobilidade ativa e o transporte público. 


INICIATIVA BLOOMBERG DE SEGURANÇA VIÁRIA GLOBAL - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Categoria de Artigo